O bolor, também conhecido como mofo, é um termo que se refere a várias espécies de fungos, que normalmente apresentam uma cor preta ou verde. A espécie mais comum é a Stachybotrys chartarum, e costuma surgir em locais quentes e úmidos, como banheiros, cozinhas, privadas, pias, chuveiros, porões e banheiras.
Tipos de doenças causadas pelo mofo Entre os problemas respiratórios mais conhecidos que podem ser causados ou agravados pelos fungos estão a asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.
Os fungos surgem sobre os alimentos, porque os seus esporos são carregados pelo ar de tão pequenos que são. Quando um deles encontra um alimento exposto, podem crescer e se multiplicar, formando mais fungo.
Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.
Os fungos são organismos eucariotas (constituídos por células dotadas de núcleo), seres uni e pluri celulares, heterótrofos, microscópicos ou não, que não se reúnem para formar tecidos verdadeiros. Incluem as leveduras, os bolores e os mofos, bem como os cogumelos.
Micose é o nome genérico que caracteriza várias doenças causadas por fungos. Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.