Como a Terra é iluminada pelo Sol, é sempre metade de sua superfície que, num certo instante, recebe a luz solar. Nessa região o Sol é visível no céu, sendo, portanto, dia. Na outra, escura, é noite, não estando o Sol presente no céu. ... Nos pólos da Terra, portanto, não existe nascente ou poente.
São poucos os astros que podemos observar durante o dia. Usando apenas os olhos podemos ver o Sol, a Lua e muito dificilmente o planeta Vênus - popularmente conhecido como Estrela d´alva. À noite podemos ver a Lua quando não está na fase nova e também um grande número de astros que normalmente chamamos de estrelas.
A rotação cria o dia e a noite, fundamental para todos seres vivos. ... A translação no plano da eclíptica com o eixo de rotação inclinado com este eixo da eclíptica, cria as estações do ano. Assim temos a regulação do clima na Terra, afetando seres vivos de maneira geral.
A luz do Sol é muito importante para manter a vida no planeta Terra. ... Todos os seres vivos dependem da luz do Sol para sobreviver. Os vegetais, por exemplo, só conseguem realizar a Fotossíntese através do Sol (da luz). Nós humanos, os ossos precisam da vitamina D para que fiquem fortes.
Vida e ambiente O calor favorece a ação das enzimas, presentes nos vegetais e nos animais, com a função de acelerar a quebra de moléculas de proteínas.
O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas.
Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites.
Esse movimento é muito importante para nós, pois ele é responsável pela existência dos dias e das noites. Se observarmos a Terra do espaço sobre a região do Polo Norte, verificaremos que ela gira no sentido anti-horário, ou seja, no sentido contrário ao qual giram os ponteiros do nosso relógio.
As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
As principais consequências, respectivamente, da rotação e da translação da Terra são a sucessão dos dias e das noites e as estações do ano. Isso se deve ao fato de a rotação ser o movimento realizado pela Terra em torno de seu próprio eixo, enquanto a translação é o movimento em que a Terra gira em torno do sol.
Resposta. Graças a esfericidade do planeta existem as diferentes zonas climaticas . A inclinação do eixo terrestre ajuda a definir as tempraturas das estações do ano , por exemplo quanto maior for a inclinação maior será a diferença de temp. ... O movimento de translação é responsavel pela definição das estações do ano .
A Terra, então, gira ao redor dele. Devido a essa inclinação, os hemisférios são iluminados de maneira diferente ao longo do ano. Sendo assim, em um determinado período, um dos polos estará recebendo maior incidência de raios solares, ao passo que o outro terá um maior período de escuridão.
A noção de que a Terra é redonda indica que o formato do globo terrestre é esférico, em oposição a ideia da Terra plana. ... Aristóteles aceitava a esfericidade da Terra por bases empíricas em 330 a.C. e o conhecimento sobre a Terra redonda gradualmente começou a se espalhar pelo mundo helenístico.
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.
Gauss caracterizou o geoide como a “figura física da Terra”, isto é, um modelo físico da forma da Terra que acompanha as variações do campo de gravidade do nosso planeta.