Os disjuntores DIN e NEMA são usados para sistemas em baixa tensão. O NEMA é um tipo de disjuntor que tem como norma para fabricação a RTQ da portaria INMETRO 243. ... Os disjuntores DIN possuem uma resposta notavelmente mais eficiente e ágil, além de mais resistência térmica e elétrica, que os disjuntores NEMA.
Portanto, quando a corrente elétrica ultrapassa o limite máximo do disjuntor, a bobina cria um campo eletromagnético que desarma o disjuntor. ... A grande vantagem desse sistema é a velocidade de interrupção quase instantânea, que permite esse disjuntor proteger tanto de curto circuitos, quanto de sobrecarga.
O disjuntor termomagnético é um dispositivo responsável por monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo o fluxo de energia sempre que identificar um pico que ultrapasse o considerado adequado.
A vantagem do disjuntor térmico em relação ao disjuntor magnético se dá no fato do preço bem em conta, já que ele é um dispositivo bem simples, entretanto robusto. Também só é possível a proteção contra aquecimentos de longo prazo.
O tipo de funcionamento dos disjuntores magnéticos permite-lhes substituir os fusíveis em relação aos curto-circuitos. ... A proteção magnética tem como fim principal o de proteger os equipamentos contra as anomalias como as sobrecargas, os curto-circuitos e outras avarias.
Como resolver Ao optar pela instalação de um disjuntor que suporte uma amperagem maior, troque também a fiação. Se você usar um disjuntor de 30A para uma fiação que aguenta 15A, os fios vão aquecer demais, mas o disjuntor não vai desarmar e pode acontecer um curto-circuito!