Tons claros (branco, bege, pastel ou candy) são os mais indicados. Preto e roxo estão descartados. A cerimonia, geralmente, acontece pela manhã ou no horário do almoço.
Para pais e padrinhos, no batizado de um bebê, nada de usar roupas com botões grandes, bijuterias, tachas e enfeites que possam machucar a cabeça do bebê/criança....Para os homens:
Significado do batismo
O dress code ideal é o esporte, se o batizado for de manhã e só restrito ao ambiente familiar; esporte fino, se for uma comemoração maior ou à tarde. Vale o mesmo código para os padrinhos, o pai, as madrinhas e para os convidados.
A igreja católica dita que a roupa do bebê — o mandrião, nesse caso — deve ser de cor branca. No entanto, nos últimos anos, algumas igrejas têm permitido outros tons, como o bege e demais cores pastéis. A dica é sempre ter bom senso e optar pelo branco ou tons neutros.
Roupa branca: A cor Clara costuma ser uma opção bastante frequente nos looks de batizado, e costuma estar bastante presente nos visuais da mãe, pai ou bebê. A roupa branca para madrinhas deve ser evitada, mantendo esse tom para a família.
Na Igreja Católica, o mais comum é o batismo não ser de imersão, como em outras igrejas, mas de "aspersão". Isso significa que, em geral, se molha apenas a cabeça da criança. A criança, no colo da madrinha, fica posicionada sobre a pia batismal, onde o padre derrama água com uma jarra sobre a testa da criança.
Os padrinhos não falam nada no batizado. Os pais passam a criança para os braços dos padrinhos, enquanto eles seguram ela, o padre pronuncia solenemente a fórmula batismal, e derrama água sobre a cabeça da criança. Em algumas igrejas, durante a cerimônia a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado.