crossorigin="anonymous">
As principais características do Capitalismo Informacional são: ... Desenvolvimento acelerado do capitalismo financeiro. Especialização e qualificação da mão-de-obra. Otimização dos processos produtivos.
Fases do Capitalismo
Resposta. O capitalismo informacional surgiu na década de 1950, com o avanço da globalização econômica. Porém, ganhou grande impulso no final do século XX com o avanço da Tecnologia da Informação, principalmente, com o aumento das transações comerciais via Internet.
Podemos afirmar que a importância do capitalismo no mundo atual e dá na manutenção da economia mundial, pois sem ele não seria possível gerar emprego, renda e manter os países em funcionamento.
Uma das características mais interessantes do capitalismo informacional é que ele promove uma constante mudança no mercado. Isso se deve à globalização provocada por ele, o que demanda uma capacidade de adaptação apurada para atender às novidades exigidas pelo mercado.
Essa revolução é um dos principais combustíveis para o desenvolvimento do capitalismo moderno e especialmente do processo de globalização que visa uma flexibilidade de informações, além de um acelerado dinamismo no fluxo de capitais e mercadorias. ...
O capitalismo financeiro é também chamado de “monopolista” em razão de nele terem surgido as grandes empresas internacionais que, basicamente, atuam na compra de ações de empresas concorrentes de menor porte, o que as permite controlar e monopolizar (ou oligopolizar, conforme o caso) vários setores do mercado.
Avanços tecnológicos (era das tecnologias da informação) e científicos; Revolução da comunicação e dos transportes; Cartel (acordo entre empresas), Truste (fusão de empresas dos mesmo ramo) e o Holding (empresa que controla as ações).
O sistema capitalista passou por diversas mudanças e causou muitas reações em todo o mundo. No capitalismo comercial, temos o mercantilismo como uma das principais mudanças. ... Houve grandes mudanças em todo o setor, pois exigia mais mão de obra qualificada para a operação das máquinas e também mais matéria prima.
É o período da história do capitalismo em que as próprias ações das grandes empresas tornaram-se mercadorias, isto é, passaram a ser negociadas como produtos; II. Nesse sistema, as empresas procuram assegurar a lei da livre concorrência para baratear os seus produtos e conquistar o mercado consumidor; III.
O capitalismo surgiu depois do declínio do feudalismo que consistia em uma organização econômica, social e política concentrada na Europa Ocidental, na Idade Média. ... A partir de então, foi desencadeada os primeiros indícios do capitalismo, como: o acúmulo de riquezas, expansão de negócios, dentre outras características.