A presença de muco na urina diz respeito à existência de células do epitélio urinário com cristais e leucócitos acumulados, não significando, assim, doença. O muco na urina é apenas uma observação a mais realizada em um exame.
Quando o muco vem com a urina mas é muito abundante, tem cor ou é espesso, é possível que seja um sinal de infecção urinária. Esta pode ser uma uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando a infecção é na bexiga, ou pielonefrite quando é nos rins.
A bacteriúria corresponde à presença de bactérias na urina, podendo ser devido à coleta inadequada da urina, havendo contaminação da amostra, ou devido à infecção urinária, podendo ser observada também nessas situações outras alterações no exame de urina, como presença de leucócitos, células epiteliais e, em alguns ...
Os sintomas dependem do local onde a bactéria se instala. Quando ocorre a infecção na uretra, pode haver uma urgência e vontade de urinar com frequência, seguida de dor no canal urinário. Quando a bactéria infecta os rins, pode causar febre alta, dores nas costas (do lado do rim infectado), náuseas e vômitos.
O tratamento para a infecção por Escherichia coli, também conhecida como E. coli, tem como objetivo promover a eliminação da bactéria, sendo indicado pelo médico o uso de antibióticos....Alguns antibióticos que podem ser recomendados pelo médico são:
A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins. Quando isso acontece, muito provavelmente irá surgir uma infecção.
Alguns dos remédios que podem ser indicados pelo médico para tratar a infecção urinária são: - Amoxicilina: geralmente, são recomendadas doses que variam entre os 750 mg e os 1500 mg por dia, durante 3 a 7 dias de tratamento, dependendo da gravidade da infeção a tratar.
Prevenção
O tratamento da cistite deve ser recomendado pelo urologista ou clínico geral de acordo com os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e microrganismos responsável pela infecção e inflamação da bexiga, sendo na maioria das vezes indicado o uso de antibióticos para eliminar o agente infeccioso.
PREVENÇÃO
Antibióticos São medicamentos que eliminam os micro-organismos causadores da cistite, impedindo sua multiplicação e diminuindo a infecção gradativamente, até a sua cura. Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.
Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
Chás para curar a Cistite
A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ...
Na verdade, a expressão “pegar infecção urinária” não é a mais apropriada, já que a cistite não é uma doença contagiosa, que se passa de uma pessoa para outra. Mais de 80% das infecções urinárias são causadas por uma bactéria que vive no nosso intestino, chamada Escherichia coli (E. coli).
Os sinais mais comuns da cistite são: vontade frequente de urinar, porém durante o ato de micção a urina é escassa ou acaba nem saindo; e dor ou ardência para urinar.
Assim, os sintomas que a pessoa deve estar atenta e que são indicativos de cistite são:
Para a maioria das mulheres com suspeita de cistite simples aguda, particularmente aquelas com sintomas clássicos, nenhum teste adicional é necessário para fazer o diagnóstico. Deve-se solicitar o exame simples de urina em mulheres que apresentam características clínicas sugestivas, mas não claramente diagnósticas.
Os principais exames feitos para detectar a infecção urinária são: