De acordo com o ranking, o primeiro lugar pertence a Harvard, nos EUA. Em seguida, estão as universidades de Oxford e Cambridge, no Reino Unido. Em quarto lugar, Stanford, também nos EUA. Todas as instituições listadas pelo ranking são referências em diversos campos do saber e trabalham com alto nível de exigência.
4 países com o sistema de saúde completamente gratuito
Dos países reconhecidos por possuírem sistema de saúde público e universal, como Canadá, Dinamarca, Suécia, Espanha, Portugal, Cuba e Reino Unido, o mais populoso é o último, com cerca de 66,4 milhões de pessoas.
Nesse cenário, o Brasil se destaca por ser o único com mais de 200 milhões de habitantes a oferecer uma solução para toda a população, conforme dados confirmados pelo Projeto Comprova. Essa diferença acontece porque muitos outros países têm sistemas públicos de acesso à saúde, mas eles nem sempre são 100% gratuitos.
Como exemplos positivos temos a Política Nacional de Imunização (PNI), a Estratégia de Saúde da Família (PSF), a redução da mortalidade infantil em todo o país, a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, a política de Assistência Farmacêutica, a política de transplantes, os Serviços de Atenção Médica de Urgência - SAMU, ...
As fontes que mais abastecem financeiramente o Ministério da Saúde são a Contribuição sobre o Faturamento, que advêm das notas fiscais, e a Contribuição sobre o Lucro Líquido19. Já em se tratando das esferas estaduais e municipais os recursos financeiros são provenientes de seus respectivos Tesouro.