Resposta: Maria Firmina dos Reis foi uma escritora da época, considerada a primeira romancista negra brasileira.
São Luís, Maranhão, Brasil
A escritora Maria Firmina dos Reis faleceu, pobre e cega, em 11 de novembro de 1917, na cidade de Guimarães, Maranhão, onde morou desde criança e atuou como professora e escritora.
11 de março de 1822
Quem foi Maria Firmina dos Reis? Em 1822 nascia, em São Luís do Maranhão, quem seria a primeira romancista brasileira que quebraria os principais paradigmas e estereótipos do século XIX. Maria Firmina dos Reis era mulher negra que, com muito sacrifício, se tornou professora e, em seguida, grande escritora de romances.
Maria Firmina dos Reis
“Úrsula”, sua primeira obra, foi publicada em 1859, em São Luís, pela Tipografia do Progresso. Sob o pseudônimo “Uma Maranhense…”, de forma inédita, a autora aborda a questão da servidão a partir do entendimento do negro.
Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época em que era comum que escribas não assinassem seus trabalhos. A escritora era filha do rei Sargão, o Grande.
Maria Firmina dos Reis (São Luís, Maranhão, 11 de março de 1822 — Guimarães, 11 de novembro de 1917) foi uma escritora da época, considerada a primeira romancista negra brasileira....
São Luís, Maranhão, Brasil