Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos para nos auxiliar a reproduzir a forma como o interlocutor se expressa. Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se.
Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos, no discurso direto, para se referir ao modo como nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamentos.
O discurso direto:
Ao adotar o discurso direto, o texto tem como efeito a opinião do próprio personagem a respeito de um assunto. ... No discurso indireto há uma interferência do narrador na fala da personagem. E por fim, no discurso indireto livre existe tanto a intervenção do narrador, quanto das personagens.
2. É comum o uso de discurso direto a utilização de “verbos de elocução”, ou seja, aqueles que têm relação com “dizer”, como: falar, indagar, perguntar etc.; Sinais de pontuação como: travessão, interrogação, aspas, exclamação, dois pontos; aparecer no meio do texto, e não em linhas soltas.
Resposta. Resposta: O discurso direto e indireto e o indireto livre são mais comuns de serem vistos de modo contextualizado, ou seja, dentro de textos narrativos.
Por se tratar de texto dramático, feito para teatro o discurso é direto. O que seria o narrador é representado por um palhaço que abre as portas das cenas, também em discurso direto.
Tipos de Discurso Narrativo
A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim. Ao longo de uma estrutura narrativa são apresentados os principais elementos da narração: espaço, tempo, personagem, enredo e narrador.