crossorigin="anonymous">
Tipos de graduação
Se você escolher um tecnólogo, por exemplo, que pode durar de 2 a 3 anos, ou um bacharelado, que pode ser cursado de 3 a 6 anos, não poderá dar aulas. Se o seu objetivo é lecionar, você precisa realizar uma licenciatura, que varia de 4 a 5 anos.
Tecnólogo é o profissional formado em uma graduação tecnológica. Ele tem um diploma de Ensino Superior. Já o curso técnico não é de Nível Superior e não dá diploma de faculdade, mas dá direito a um certificado de conclusão do curso técnico de Nível Médio.
Enquanto o tecnólogo se forma apto para atuar em apenas uma área específica, o bacharel pode atuar em diversas áreas após o término do curso, contando com pós-graduações para se especializar na área desejada.
O grau Tecnológico oferece uma formação especializada nas áreas científicas e tecnológicas e, geralmente, dura menos tempo. Depois de se formar, o profissional pode atuar em áreas caracterizadas por eixos tecnológicos. No Rio, são 14 cursos que formam.
O tecnológico, ou curso superior de tecnologia (CST), é um profissionalizante voltado para áreas específicas. Quem se forma recebe o título de tecnólogo naquele ramo. Um curso tecnológico dura, em média, de dois a três anos, tendo como foco o mercado de trabalho, ou seja, oferece muitas aulas práticas.
O esteticista ou tecnólogo em Estética e Cosmética é o profissional que promove a beleza e o bem-estar por meio de técnicas e procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares. ... Eles ainda podem prestar consultoria de visagismo, um conjunto de técnicas que buscam harmonizar e realçar a beleza do rosto.
Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.
A graduação (nível superior) tem duração média de quatro a cinco anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de dois a três anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho.
Faculdade em 2 anos: diploma em menos tempo. Os cursos superiores de tecnologia, também chamados de tecnológicos e cursos de tecnólogo, permitem concluir uma faculdade em apenas dois anos. Este tipo de curso de curta duração também dá ao aluno qualificação superior, como as faculdades tradicionais.
Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado.
Cursos de tecnólogo mais bem pagos
Praticamente todos os concursos de nível superior mais renomados, como Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros, aceitam o tecnólogo.
Dos cargos citados acima, o diploma de tecnólogo é aceito para competir como Papiloscopista, Escrivão, Agente da Polícia Federal e Perito Criminal. No entanto, para ocupar o cargo de Delegado Federal, o candidato precisa ter a formação específica em Direito.