EQST

Quais So Os Medicamentos Digitlicos?

Quais são os medicamentos digitálicos?

Também conhecidos como cardiotônicos, esses fármacos atuam aumentando a força de contração e o débito cardíaco. Os principais medicamentos pertencentes a esta classe são a digoxina, digitoxina e a metildigoxina.

O que é um medicamento Digitalico?

Os cardioglicosídeos ou digitálicos constituem um grupo de fármacos usados no tratamento de doenças do coração, nomeadamente de arritmias e insuficiência cardíacas.

São sinais e sintomas da intoxicação Digitálica?

Após esses dois dados importantes da história, o paciente com intoxicação digitálica pode apresentar sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal e, mais raramente, isquemia mesentérica), sinais de hipoperfusão, manifestações neurológicas (distúrbios visuais, confusão mental) e sinais de acometimento ...

O que é uma intoxicação Digitalica?

anorexia, náusea, vômito, dor abdominal). A intoxicação digitálica deve ser suspeitada quando há alterações clínicas e eletrocardiográficas características. Níveis isolados de digoxinemia não fazem diagnóstico de intoxicação. Os níveis terapêuticos são estreitos e variam de 0,5 a 0,8 ng/mL (0,65 a 1,0 nmol/L).

Quais os aspectos a serem considerados no caso de um paciente intoxicado?

Sinais e sintomas: midríase sem reação pupilar à luz, alterações do estado mental (alucinações, sinestesia), hipertermia, vermelhidão, pele seca, retenção urinária, redução da motilidade intestinal, taquicardia.

Qual o mecanismo de ação dos digitálicos?

O mecanismo de ação primário dos digitálicos é inibir a enzima Na-K adenosina trifosfato (ATPase) das células miocárdicas. O aumento do Na intracelular leva a uma elevação da troca de Na por Ca, aumentando finalmente as concentrações de Ca dentro do miócito.

Como os Digitalicos agem?

O mecanismo de ação dos digitálicos consiste na inibição da bomba da Na/K ATPase resultando em aumento da concentração intracelular de cálcio e elevação da intensidade da interação dos filamentos de actina e miosina do sarcômero cardíaco.

Como a digoxina age no organismo?

É um digitálico, ou seja, um glicosídeo cardiotônico, e é proveniente da planta (Digitalis lanata). Tem efeito inotrópico positivo, ou seja, aumenta a força de contracção cardíaca Seu modo de acção é por meio da ligação reversível à Na+/K+ ATPase. Ao inibi-la, a digoxina aumenta a quantidade de sódio no cardiomiócito.

Como agem os antiarrítmicos?

Os antiarrítmicos funcionam inibindo a propagação de batimentos cardíacos imediatamente subsequentes, e diminuindo a taxa de contracção e excitabilidade cardíacas.

Quais os tipos de medicamentos antiarrítmicos?

Considerando a atividade eletrofisiológica, na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais encontram-se as seguintes classes de antiarrítmicos: classe Ib (lidocaína); classe Ic (propafenona); classe II (betabloqueadores); classe III (amiodarona); e classe IV (verapamil).

Como age um antiarrítmico classe I?

Farmacologia. Os antiarrítmicos de classe I funcionam pelo bloqueio (são antagonistas) selectivo dos canais de sódio, os quais são proteínas de membrana presentes em grande número em cada célula muscular cardíaca. Este bloqueio inibe a iniciação do potencial de acção que inicia a contracção da célula com cada batimento ...

Como age um antiarrítmico Classe III?

A classe III diminui a fase de repolarização e prolonga a duração da ação potencial e o intervalo QT, pelo bloqueio dos canais de potássio. A classe IV inclui os bloqueadores dos canais de cálcio que afetam as células marca-passo em que o fluxo de entrada desse íon é relativamente mais importante.

Qual o mecanismo de ação da amiodarona?

A amiodarona é considerada um antiarrítmico de classe III pela classificação de Vaughan Williams. Isso significa que seu principal mecanismo de ação é pelo bloqueio de canais de potássio em células do marca-passo cardíaco.

O que é um antiarrítmico?

Significado de Antiarrítmico adjetivo Que pode ser usado para prevenir, inibir ou aliviar a arritmia cardíaca; diz-se da substância.

Como age um antiarrítmico classe II?

Fármacos antiarrítmicas da classe II Betabloqueadores afetam predominantemente os tecidos com canais lentos (nó sinoatrial e atrioventricular), onde diminuem a frequência de automatismo, desaceleram a velocidade de condução e prolongam a refratariedade.

Quais são os bloqueadores do canal de cálcio?

Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de fármacos frequentemente prescritos no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Anlodipino (Amlodipina), Nicardipina, Felodipina, Verapamil e Diltiazem.

Como agem os bloqueadores do canal de cálcio?

Os bloqueadores dos canais de cálcio diidropiridínicos são potentes vasodilatadores, provocando aumento reflexo da frequência cardíaca. Já os não diidropiridínicos têm atividade antiarrítmica, maior potência depressora da contratilidade miocárdica e não aumentam a frequência cardíaca.

O que faz um betabloqueador?

A classe farmacológica dos B-bloqueadores é amplamente utilizada para manutenção da pressão arterial desde muito tempo, ou seja, para o controle da hipertensão arterial. A curto prazo, os efeitos do uso dos beta-bloqueadores apresentam redução da freqüência cardíaca e da pressão arterial.

Quais são os medicamentos betabloqueadores?

O resultado é a redução da pressão arterial semelhante a outros bloqueadores, mas menos bradicardia. Os exemplos de bloqueadores com ASI são: acebutalol (seletivo) e pindolol (não seletivo). Já os betabloqueadores sem ASI são: atenolol, metoprolol, esmolol (seletivos), propranolol, timolol e sotalol (não seletivos).

Qual o melhor beta bloqueador?

Pesquisa recém publicada no American Journal of Gastroenterology demonstrou que o carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagogástricas.

Como agem os betabloqueadores na hipertensão?

Os betabloqueadores agem nesses receptores diminuindo assim a ação nociva da noradrenalina no tecido cardíaco. Prescrito também para proteção cardíaca pelo seu efeito sobre a isquemia do miocárdio, os betabloqueadores são indicados para este tipo de ocorrência, alem da hipertensão arterial.

Para que o Propranolol é indicado?

Cloridrato de Propranolol é um betabloqueador indicado para: Controle das arritmias cardíacas. Profilaxia da enxaqueca. Controle do tremor essencial.

Porque o propranolol pode ser usado para ansiedade?

Ansiedade. O propranolol demonstrou ser eficaz no manejo das síndromes de ansiedade, controlando tanto os sintomas somáticos (palpitações, temor e taquicardia) como os psíquicos [Suzman MM.

Para que serve o propranolol de 40?

Cloridrato de propranolol é um betabloqueador indicado para: Controle de hipertensão; Controle de angina pectoris; Controle das arritmias cardíacas; Prevenção da enxaqueca; Controle do tremor essencial; Controle da ansiedade e taquicardia; Controle adjuvante da tireotoxicose; Controle da cardiomiopatia hipertrófica ...

Como tomar propranolol 40 mg?

Como se usa doses em termos de cloridrato de Propranolol. tomar a medicação sempre à mesma hora do dia. hipertensão: iniciar com 40 mg, 2 vezes por dia; se necessário, aumentar gradualmente a dose que geralmente fica entre 120 a 240 mg por dia.

Quantos mg de propranolol posso tomar por dia?

Posologia, dosagem e instruções de uso de Cloridrato de propranolol. Dose inicial de 80 mg, duas vezes ao dia, que pode ser aumentada em intervalos semanais, de acordo com a resposta. A dose usual está na faixa de 160-320 mg por dia.

Como tomar propranolol Para tremor?

Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores. A primidona deve ser iniciada na dose de 50 mg à noite.

Quanto tempo devo tomar Propranolol?

O propranolol (principio ativo do inderal) é uma medicação que possui uma meia vida curta, assim se a indicação for para um tratamento contínuo, o uso geralmente é feito de 2 a 3 vezes ao dia. Algumas pessoas usam o propranolol antes da exposição a um estímulo específico, normalmente alguns minutos antes do mesmo.