crossorigin="anonymous">
No Basquetebol, existem dois tipos básicos de defesa: um, que se baseia na marcação por zona ou por regiões da quadra, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área do campo de jogo, e, outro que se fundamenta na marcação, específica, de um determinado jogador, denominada de marcação individual.
A posição básica de defesa deve permitir ao jogador estar preparado para várias funções, tais como: deslocar-se rapidamente em várias direções (lateralmente, para frente e para trás); dificultar o drible, o passe ou arremesso; interceptar um passe, bloquear um arremesso; e posicionar-se para o rebote.
O jogador de basquete não pode se restringir apenas a defender ou atacar. Ele precisa dominar os fundamentos para ambos os casos. Lembre-se dessas três etapas para defender corretamente: postura, posicionamento e movimentação.
Marcação individual é quando o jogador do time da defesa marca homem a homem isto é cada jogador do time defensor marca um jogador do time adversário sendo que os principais fatores para se levar em conta são a posição e/ou a altura do do jogador.
Os Tipos de Defesa são os Fundamentos de Defesa do Voleibol, as técnicas de defesa mais utilizadas no Vôlei são: Bloqueio, Manchete, Defesa com Rolamento, Defesa com Mergulho ou Peixinho e Defesa com o Pé.
Os movimentos do vôlei
É proibido um jogador tocar a bola duas vezes seguidas. – Quando a bola está no campo do grupo oponente, não é permitido fazer o ataque. – Durante o bloqueio, os atletas podem tocar a bola além da rede, porém sem interferir no ataque do oponente. – É considerada falta quando algum jogador toca a borda superior da rede.
NÃO PERMITIDO - Os jogadores não podem tocar na rede; - Os jogadores não podem invadir a quadra adversária durante o jogo; - Os jogadores de defesa não podem ir na área de ataque; Claro que deve existir outras regras, mas essas são as mais importantes.