Os linfócitos apresentam grande variação quanto ao tamanho e à forma. É freqüente a presença de células de aspecto irregular ou mesmo esféricas. O citoplasma é escasso, basófilo, com grânulos azurófilos, exibindo comumente projeções citoplasmáticas.
Componentes dos cortes que se coram por corantes ácidos são chamados de estruturas acidófilas ou eosinófilas. Exemplos de estruturas acidófilas: – o citoplasma fundamental (citosol) e as mitocôndrias. Por esta razão, o citoplasma da maioria das células se cora em rosa-vermelho pela eosina após coloração por HE.
Os basófilos são células importantes para o sistema imune, estando normalmente aumentados em casos de alergia ou inflamação prolongada como asma, rinite ou urticária por exemplo.
Neutrófilos – São glóbulos brancos que apresentam núcleos constituídos por dois a cinco lóbulos e possuem dois tipos de grânulos no citoplasma: grânulos específicos e azurófilos. Apresentam a capacidade de sair do interior de vasos sanguíneos intactos (diapedese) e invadir tecidos para defender nosso organismo.
Diferenças entre Nutrophils e Eosinophils Os neutrófilo são mais abundantes no corpo; 40-75% dos glóbulos brancos são os neutrófilo, quando somente os glóbulos 1-6%of brancos forem eosinophils. Os Eosinophils são maiores; o diâmetro dos neutrófilo é o µm 9, quando o diâmetro do eosinophil for o µm 12-17.
Macrófagos e Neutrófilos O neutrófilo representa um dos tipos de leucócitos, que também é envolvido na resposta inflamatória e no sistema imunológico. ... Assim como os macrófagos, os neutrófilos também apresentam capacidade de realizar fagocitose em locais de inflamação. Eles ingerem microrganismos e partículas estranhas.
A hematopoese resulta da proliferação e diferenciação simultâneas de células-tronco que, à medida que se diferenciam, vão reduzindo sua potencialidade. As células-tronco mielóides originam hemácias, granulócitos, monócitos e megacariócitos, aparecendo todos esses tipos celulares na mesma colônia.