Contribuíram para a formação das monarquia nacionais a transição da economia de um modelo agrícola para um modelo mercantil, a ascensão da burguesia e o pacto estabelecido entre monarquias e o alto clero católico.
Portugal, Espanha, França e Inglaterra foram as primeiras monarquias a se estabelecerem na Europa. A formação desses novos Estados permitiu que uma nova era começasse pelo mundo.
Principais características das Monarquias Nacionais Poder político centralizado nas mãos do monarca; Idioma comum (ideia de nação); Território definido (conceito de fronteiras nacionais); ... Exército nacional permanente (defesa dos interesses da nação);
Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
Resposta: Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais. Cada um desses grupos era movido por interesses próprios. Muitas vezes, esses interesses eram convergentes; outras vezes, radicalmente opostos.
Nesse sentido, a constituição das monarquias pode ser compreendida enquanto um processo que conseguiu atender simultaneamente os interesses dos nobres e dos burgueses. ... Por outro, essas mesmas monarquias implantaram um processo de padronização fiscal e monetário que atendia a demanda econômica da classe burguesa.
Resposta: Em suma, a união dos interesses políticos dos Reis e os interesses econômicos da burguesia, foram essenciais para formação das Monarquias ou Estados Nacionais, extinguindo o domínio dos senhores feudais do período medieval, dando início a Era Moderna.
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).