“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Essa lei permite-nos entender que, para que surja uma força, é necessário que dois corpos interajam, produzindo forças de ação e reação.
Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.
Os 4 elementos é a expressão utilizada para referir-se aos elementos naturais: Água, Terra, Fogo e Ar.
As substâncias que se formam nos corpos dos seres vivos fazem parte de apenas seis grupos: açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água, e são conhecidas como nutrientes.
Tempojunto
OBJETIVO GERAL: Proporcionar às crianças atividades que desenvolvam a aprendizagem, exploração, experimentação, criação e investigação, no que tange os elementos da natureza, de modo autônomo, em que possam compartilhar, interagir, conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas.
O jogo consiste em uma reta riscada no chão, onde de um lado é terra e o outro mar. Ao ouvirem "Mar”, todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem “Terra”, pulam para o lado da terra.
A importância da experiência para as crianças na educação infantil
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).