Em termos linguísticos, Sentença é o mesmo que Frase. Trata-se de uma unidade mínima de comunicação que produz efeitos de sentidos em um contexto específico. As sentenças podem ser formadas por uma ou por várias palavras, podendo ou não apresentar sujeito ou verbo.
Na matemática, uma sentença aberta ( equação aberta ou inequação aberta) é descrita assim porque seu valor não pode ser determinado até que suas variáveis sejam substituídas por números específicos, quando seu valor geralmente pode ser determinado (e, portanto, a sentença deixa de ser considerada como "aberta").
Assim, podemos classificar as sentenças em abertas e fechadas. A sentença aberta é aquela em que existe uma variável que faz com que nós não consigamos avaliar se são verdadeiras ou falsas. Já a sentença fechada é aquela que não possui nenhuma variável, todas as informações são bem claras.
Sentenças matemáticas abertas ou simplesmente sentenças abertas são expressões que não podemos identificar como verdadeiras ou falsas. ... Sentenças matemáticas fechadas ou simplesmente sentenças fechadas são expressões que podemos identificar como verdadeiras ou falsas.
(sentença fechada – proposição – pode ser valorada de acordo com o diálogo — respondeu Mauro, após fazer a conta. (5) Está errado! Você não sabe dividir. (sentença fechada (verdadeira) – proposição – pode ser valorada de acordo com o diálogo — respondeu Ana.
As sentenças matemáticas abertas tratam-se das expressões as quais não podemos estabelecer valores de verdadeiro ou falso. ... As sentenças matemáticas fechadas tratam-se das expressões as quais podemos estabelecer valores de verdadeiro ou falso.
As proposições simples são aquelas que declaram algo sem o uso de conectivos, que são: “e” (conjunção), “ou” (disjunção inclusiva), “ou…, ou…” (disjunção exclusiva), “se…, então…” (condicional) e “… se e somente se…” (bicondicional). Quando conectamos duas ou mais proposições simples, formamos uma proposição composta.
Escrevendo a proposição. Explique o assunto do texto e exponha seu ponto de vista a respeito dele. O parágrafo de introdução, que contém a frase da proposição, é como uma prévia do resto do texto. É fundamental que ele diga qual é a ideia central do texto e qual é a importância dele.
Para negarmos uma proposição composta ligada pelo conectivo operacional “OU” , basta negarmos ambas as proposições individuais(simples) e trocarmos o conectivo “ou” pelo conectivo”e”. Ou seja, “transformaremos” uma disjunção inclusiva em uma conjunção. Vejamos; “Augusto é feio ou Maria é Bonita”.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.