O solo é a camada superficial da Terra. ... Os solos são, dessa forma, um elemento natural que compõe a paisagem terrestre. Os solos originam-se do processo de decomposição ou desagregação das rochas, graças às ações do intemperismo.
Solo arenoso O solo chamado arenoso possui uma quantidade maior de areia do que de outros componentes. Este solo, por ser formado em grande parte por grãos de areia, deixa espaços entre os grãos, proporciona uma passagem maior de água e circulação de ar, sendo assim muito permeável.
Estudando os solos da Rússia (1877-1878), o cientista Dokuchaev constatou que eram constituídos por uma sucessão vertical de camadas horizontais, resultantes da ação conjunta de diversos fatores. Essa sequência vertical de horizontes é denominada de perfil do solo.
Pedologia vem do grego pedon, que significa "solo" ou "terra", portanto é o “estudo dos solos”. Neste campo de pesquisas, o solo é considerado um corpo sintetizado pela natureza e sujeito a intemperismo, processos de decomposição que alteram composições físicas e químicas dos elementos.
Ciência do Solo: Pedologia, o que é? origem, classificação e propriedade. A palavra é formada pela união de pedon, que vem do grego e significa solo e logos que também do grego pode ser entendido como estudo.
A Ciência do Solo envolve o estudo do solo como recurso natural da superfície terrestre, incluindo a formação do solo (pedogênese), sua classificação e cartografia e ainda as suas propriedades físicas, químicas, biológicas e fertilidade, bem como a relação destas propriedades com o uso e gestão dos solos.