“Atenção Farmacêutica é a provisão responsável do tratamento farmacológico com o objetivo de alcançar resultados satisfatórios na saúde, melhorando a qualidade de vida do paciente”.
Etapas do processo de cuidado farmacêutico Avaliar a experiência de medicação do paciente e necessidades relacionadas a medicamentos; c. Identificar problemas relacionados a medicamentos; 2. Desenvolver um plano de cuidado: a. Estabelecer metas de terapia e parâmetros de resultado; b.
O cuidado farmacêutico ao paciente visa promover a utilização adequada dos medicamentos e a otimização dos resultados de saúde. Essas ações, desenvolvidas no interior dos pontos de atenção à saúde, de forma colaborativa com a equipe de saúde, são importantes ferramentas para o alcance do uso racional dos medicamentos.
Apesar de Luiz XV ter sido o primeiro monarca a usar o termo “farmacêutico”, em 1777, apenas no século 19 a FARMÁCIA foi reconhecida como disciplina científica. ... E com a chegada das duas Grandes Guerras Mundiais a FARMÁCIA transformou a área de vez, e os medicamentos passaram a ser fabricados em escala industrial.
A atenção farmacêutica contribui para o uso racional de medicamentos, na medida que desenvolve um acompanhamento sistemático da terapia medicamentosa utilizada pelo indivíduo buscando avaliar e garantir a necessidade, a segurança e a efetividade no processo de utilização de medicamentos.
- Nas últimas décadas, os medicamentos têm contribuído para a eficiência dos sistemas de saúde por se revelarem um meio custo-efetivo para a redução da carga da doença e mortalidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida individual. Os medicamentos acrescentam não só anos à vida, mas também vida aos anos.
O que é o uso indiscriminado de medicamentos? O uso indiscriminado de medicamentos se diz respeito ao consumo excessivo e frequente de remédios, inclusive quando há prescrição médica feita por um médico. Nesses casos, é comum que o paciente não respeite a dosagem recomendada, bem como os intervalos de uso.
A Atenção Farmacêutica foi definida pela primeira vez por Hepler e Strand (1990) como a provisão responsável do tratamento farmacológico com o propósito de alcançar resultados concretos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes.
Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs) é um termo freqüentemente utilizado na Atenção Farmacêutica e na Farmácia Clínica.
O índice terapêutico (razão da concentração tóxica mínima para a concentração média efetiva) ajuda a determinar a eficácia e a segurança do fármaco. O aumento da dose de um fármaco com um índice terapêutico pequeno amplia a probabilidade de toxicidade ou ineficácia do fármaco.