Mas o que são recursos ergogênicos? São substâncias ou artifícios utilizados visando a melhora do desempenho. Existem cinco categorias: nutricionais, biomecânicos, psicológicos, farmacológicos e fisiológicos.
No entanto, é necessária atenção ao uso de bebidas energéticas contendo cafeína por adolescentes, visto que, além de ser capazes de exercer efeito ergolítico (efeito que promove diminuição do desempenho físico), podem ser potencialmente perigosas à saúde quando consumidas em excesso ou em combinação com estimulante ou ...
Os ergogênicos são recursos que ajudam a melhorar o desempenho esportivo. Acompanhados por uma alimentação equilibrada, treinamento e genética, eles são muito importantes para permitir que cada indivíduo possa alcançar seu grau máximo de performance.
Através da análise de estudos realizados é possível afirmar que a cafeína é um potente recurso ergogênico, aumentando a lipólise no exercício e teoricamente poupando a utilização de glicogênio, melhora a força de contração e a diminuição da fadiga.
Estudos apontam que o efeito ergogênico da cafeína ocorre com ingestão de 100 a 420mg (aproximadamente duas xícaras de café), o que já é capaz de promover a lipólise, ação no metabolismo das gorduras, mobilizando o tecido adiposo dentro da célula e poupando glicose circulante.
A cafeína (trimetilxantina) é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central. Em geral, os seus efeitos sobre o organismo consistem em aumentar o estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.
Evite bebidas que contenham cafeína mas sejam açucaradas ou alcoólicas. Esses tipos de bebidas vão fazer com que o golpe da adenosina role ainda mais rápido e de forma mais intensa. Em última instância, isso vai te fazer se sentir ainda pior. Em vez disso, opte por chá verde, por exemplo.
Estas cápsulas podem ser tomadas em 1 ou 2 doses diárias, de preferência após café da manhã e após almoço para diminuir a irritação no estômago, e devem ser evitadas à noite, pois podem atrapalhar o descanso e o sono.
Estudos recentes sugerem que tanto a creatina quanto a cafeína podem funcionar juntas para produzir melhorias aeróbicas e anaeróbicas efetivas quando a carga de creatina ocorre por aproximadamente cinco dias e a cafeína é ingerida de forma aguda 20 min a 1 h antes de um protocolo.