Os padrões de movimentos aeróbicos são combinações de passos básicos de aeróbica (corrida, elevação do joelho, chuto, lunge e polichinelo), coordenados com movimentos dos braços, executados com música, criando sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de complexos movimentos em baixo e alto impacto.
Crianças brincam de diferentes coisas, pega-pega, esconde-esconde, mãe da rua e experenciam diversas possibilidades de movimento na busca de novas descobertas que podem se dar por meio de elementos gímnicos, como a estrelinha, a cambalhota, a bananeira (nomes populares dados à roda, ao rolamento e à parada de mãos).
O elemento básico é a ponte. A ponte na ginástica consiste no movimento de curvas as costas para trás e apoiar as mãos no chão. Esse movimento é importante na ginástica, porque funciona como um treinamento para os demais.
sistematiza o dos componentes curriculares da ginastica fundamentais, e os exercícios propostos proporcionam uma maior vivencia e variações de habilidades básicas da criança, e com isso os alunos tendem a tomar consciência do próprio corpo e de seus movimentos.
37- A Ginástica de Solo é uma atividade que permite o desenvolvimento do domínio do corpo, da flexibilidade, da velocidade e do equilíbrio. Os movimentos básicos da Ginástica de Solo são: (A) barra fixa, cavalo com alça, trave de equilíbrio. (B) trave de equilíbrio, argola, estrela.
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
A maior importância da ginástica naquele período foi a preparação militar, exercícios destinados a aquisição de vigor físico, resistência, força e habilidades com armas. Sendo assim, a atividade física exercia um papel voltado para a sobrevivência, expresso principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se.