A homeopatia é embasada em quatro pilares básicos: Lei dos Semelhantes; Experimentação em homem são e sensível; Doses infinitesimais; e Medicamento único.
O que são medicamentos homeopáticos? Na homeopatia, o medicamento não provoca uma reação do organismo para combater a doença. Ele incentiva para que o próprio corpo seja ativo neste processo e estimula para que todo o organismo trabalhe bem e restabeleça o seu bom funcionamento.
De forma objetiva, homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar ao doente doses mínimas do medicamento homeopático para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. É uma prática que serve para restabelecer o equilíbrio da saúde com foco no indivíduo, e não na doença.
Nunca fanatismo e sim responsabilidade - utilizar a Homeopatia, mas se for preciso a Alopatia também. Por exemplo: Homeopatia e Antibiótico - em crianças, em alguns casos o antibiótico irá tratar a infecção e a homeopatia a causa da mesma, evitando assim, as recorrências.
A consulta homeopática difere em vários aspectos da consulta tradicional, pois ao médico homeopata interessa além dos sintomas comuns a todas as doenças, também os sintomas peculiares de cada doente, ou seja, o que o individualiza. Por isso se diz que a homeopatia trata o doente e não suas doenças.