A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. ... Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. Afinal, apesar de mais de 50% da população brasileira ser negra, pouco sabemos sobre a história da África, por exemplo.
Nossos hábitos culturais receberam elementos e influências de povos indígenas, africanos, portugueses, espanhóis, italianos e japoneses, entre outros, devido à colonização, à imigração e aos povos que já habitavam aqui.São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as ...
A identidade nacional é construída, dialogicamente, a partir de uma autodescrição da cultura. Dois grandes princípios regem as culturas: o da exclusão e o da participação. Com base neles, elas autodescrevem-se como culturas da mistura ou da triagem. A cultura brasileira considera- se uma cultura da mistura.
identidade é o reconhecimento de que é o próprio de quem se trata; é aquilo que prova ser uma pessoa determinada, e não outra.” (CIAMPA, 2007, p. 137). Descreve também que a identidade é diferença e igualdade, visto que há aspectos que nos igualam e nos diferenciam.
Identidade social é o sentimento de um indivíduo para enquadrar-se (pertencer) a um determinado grupo social (segmentos, categorias). Possuindo características e desejos semelhantes a outros indivíduos. Teoria formulada pelos psicólogos sociais Henri Tajfel e John Turner.
Os estudos realizado por John C. Turner buscavam compreender que mecanismos psicológicos fazem com que as pessoas formem uma identidade de grupo, uma identidade social. A hipótese básica era a de que o comportamento do grupo dependia dos efeitos psicológicos da categorização na percepção e definição individuais.
IDENTIDADE PESSOAL E IDENTIDADE SOCIAL Já a identidade social refere-se aos conceitos que o indivíduo desenvolve de si mesmo e que derivam de sua afiliação em categorias ou grupos, emocionalmente significantes para ele.
Enfim, nossa identidade pessoal vai ser formada por diferentes características que nos definem. Por outro lado, as identidades sociais correspondem aos grupos aos quais nós pertencemos. Por exemplo, a família, o país, a religião, a etnia, o time esportivo, etc. Estas identidades têm normas, valores e papéis.
Resposta. Resposta: identidade coletiva é tão forte que acaba se tornando parte da personalidade do indivíduo. Por essa razão, dentro de cada um de nós habita a nossa personalidade, que faz parte da nossa essência individual, e as identidades coletivas, que se referem aos grupos dos quais fazemos parte.
Construção social - É a elaboração de valores, regras, normas, significados e símbolos sociais realizada pela sociedade, a partir das práticas individuais e sociais de cada um.
Considerando tudo isso, podemos afirmar que o termo identidade coletiva se refere à relação de pertencimento que uma pessoa tem em relação a um grupo. Essa identidade coletiva é tão forte que acaba se tornando parte da personalidade do indivíduo.
Ou seja, a construção da identidade ocorre de forma gradativa no contexto relacional e, é considerada como um processo contínuo. É, assim, através da socialização que os indivíduos vão adquirindo novas maneiras de agir e pensar ativando a sua identidade pessoal e coletiva.
Resposta: Preconceito é você tratar a pessoa mal por ela ser diferente e ter pré conceitos de como ela é sem mesmo conhecer, apenas por julga-lá. E a Identidade coletiva ou social é tudo aquilo q te assemelha dos outros dentro de uma sociedade como por exemplo os direitos e os deveres q todo cidadão tem.