Existem, assim, diversos tipos de adjuntos adverbiais.
Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente. Adjunto adverbial indicando intensidade: Eu estudei pouco. Adjunto adverbial indicando companhia: Eu estudei com a Milena. Adjunto adverbial indicando frequência: Eu estudei todos os dias.
Assim, é chamado de adjunto adverbial o termo acessório da oração que possui valor adverbial e indica alguma circunstância do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido dele, de um adjetivo ou de um advérbio.
Resposta. Explicação: O adjunto adverbial tem como finalidade indicar uma circunstância: lugar, tempo,finalidade, intensidade,modo, meio, causa... O adjunto adverbial de finalidade ,como o nome já diz,é utilizado para indicar um propósito,intenção.
É a palavra ou expressão que acompanha um verbo, um adjetivo ou um advérbio modificando a natureza das informações que esses elementos transmitem. Por esse seu caráter, o adjunto adverbial é tido como um modificador.
Os advérbios são palavras que modificam o verbo para indicar as circunstâncias da ação verbal. ... Já a locução adverbial é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de advérbio. Muitas vezes, ela é formada por uma preposição com um substantivo, adjetivo ou advérbio.
Adjunto adverbial é o termo que indica uma circunstância. Dá idéia de lugar, causa, modo, tempo, etc... Ele modifica o sentido de um verbo. Complemento verbal completa o sentido de verbos transitivos.
As informações que seguem os verbos intransitivos podem ser classificadas como adjunto adverbial (é o caso de "ontem", "de sede" e "cedo" dos exemplos acima).