A gueroba (nome científico Syagrus oleracea) é uma palmeira do bioma Cerrado, mas pode ser encontrada em outras regiões do país. É também conhecida como gueiroba, gariroba, gairoba, jaguaroba, catolé, pati, pati-amargosa, coqueiro-amargoso e palmito-amargoso.
Benefícios da Guabiroba
Ao cortar o palmito, este em contato com o ar, enegrece. Por isso é mergulhá-lo imediatamente na água após picá-lo. Esta água deve ser dispensada, até mesmo como forma de retirar um pouco do amargo. Fazendo esta lavagem várias vezes o amargo diminui substancialmente.
Um fator mais caseiro que pode causar o amargor no queijo é deixa-lo na geladeira “destampado”, o que pode resultar dele ficar com “gosto de geladeira”, aquele sabor amargo horroroso que parece que estamos mastigando uma áxila suada.
Normalmente, esta mudança é relacionado com a contaminação microbiana, especialmente bactérias psicrotróficas e coliformes. Esta alteração resulta da oxidação dos ácidos graxos insaturados, contidos na gordura do leite, pelo oxigênio molecular. Esse defeito é algumas vezes confundido com a rancificação.
O componente que o bicarbonato libera na massa quando não ativado é o carbonato de sódio. Esse, deixará o seu bolo super amargo, mas com a ajuda de um ácido irá neutralizar o sabor, ou seja, você terá um bolo alto, fofo e com sabor impecável.
Por isso, podem ser consumidos desde que a parte contaminada seja removida. Ao remover a parte contaminada, retire alguns centímetros a mais em volta, mesmo que o queijo ainda pareça bom. Isso evita o consumo de toxinas ou de pequenos focos de mofo que ainda não se espalharam por completo.
“Lave as mãos, o queijo e coloque na embalagem, após escorrer o soro. O importante do frescal é não tirá-lo da geladeira. Quem não tem queijeira pode usar um utensílio que vede bem”, fala o queijólogo. Quando você observar que o queijo ficou esverdeado por fora, com fungo, o ideal é cortar a parte contaminada.
Queijos. Ele diz que depois de cortar a parte mofada (tomando cuidado para não contaminar a faca), os queijos cheddar e parmesão são considerados bons para consumo. Como são queijos secos, eles não oferecem a umidade necessária para o bolor prosperar. Normalmente, o mofo não penetra abaixo da superfície.
O gorgonzola puro ou em entradas é perfeito e pode ser acompanhado de pães, azeite de oliva e torradas. Frutas frescas como peras, maçãs e uvas também combinam e ajudam sempre na composição da sua mesa ou tábua.
Para ressuscitar um pedaço (ou fatias) de queijo que ficou ressecado, deixe-o por alguns minutos mergulhado em leite morno, assim o queijo ficará macio novamente.
Queijos duros e maturados, como Parmesão, Reino e Provolone precisam ser mantidos em local fresco e arejado durante o prazo de validade. Se o ambiente for muito quente ou se você quiser uma conservação mais longa, mantenha-os na geladeira. Após consumir, envolva em papel filme.
Como comer o queijo roquefort Poucos apreciam comê-lo puro; ele fica melhor em uma fatia de pão, de preferência, artesanal. Há quem goste de passar manteiga em sua superfície para deixá-lo mais delicado. Acompanhamentos clássicos: pães, mel, PERAS, maçãs, figos, uvas e nozes.
Seu mofo não é considerado ruim para a saúde, pois além da penicilina, outras espécies de penicillium tem um valor econômico alto. Para melhor informar aos nossos leitores sobre este tema, procuramos opiniões de especialistas para explicar se faz ou não mal para a saúde humana, consumir queijos mofados.
Penicillium camemberti
A sua massa é cremosa, possuindo um sabor agradável e um aroma intenso. Neste queijo, assim como em todos os queijos azuis, no processo de maturação, são injetados fungos, que fazem com que tenha veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial. Neste caso, injeta-se o Penicillium.
A coalhada após a retirada do soro é colocada em moldes, com nenhuma ou ligeira prensagem. Após a salga, o corpo dos queijos é perfurado por agulhas, deixando passar o oxigênio, para formar os veios azul-esverdeados. Por serem aeróbios, o desenvolvimento dos fungos (bolor) depende do oxigênio.
Outro ponto importante, quando o bicarbonato é aquecido ele se transforma em carbonato de sódio que tem um gosto e sabor característicos, geralmente, pode ser o gosto amargo e um sabor metálico/sabão.
Resposta. Bom, você pode derretê-lo em uma panela, adicionar bicarbonato leite condensado e açúcar mascavo, e colocá-lo em uma forma.
O cacau em pó alcalino (também conhecido como cacau de processo holandês ou cacau dutch) é apenas ligeiramente ácido, porque na verdade foi tratado com álcali para neutralizar essa acidez. Este processo também suaviza o sabor não tendo aquele gosto amargo.
Saboreie lentamente, sinta o chocolate derreter na boca e curta cada pedaço. Assim, a percepção da experiência e satisfação ao comer será maior, e se percebe mais as nuances dos sabores e texturas, o que pode te ajudar a gostar do novo chocolate.
O produto é feito com grãos de cacau torrados, pouco açúcar e, preferencialmente, sem nada leite. Quanto mais cacau, menor o teor de açúcar em sua formulação. A pureza do chocolate varia bastante, mas existem opções no mercado com até 99% cacau em sua composição.
O cacau em pó natural tem cor clara e sabor amargo, geralmente usado em receitas de bolo e brownie. É o tipo que não passa por nenhuma manipulação durante sua extração, por isso ele é isento de alcalinizantes.
Tabela de Comparação dos Melhores Cacau em Pó