Significado de Sintagma substantivo masculino Linguística Combinação de duas formas ou unidades linguísticas elementares em que uma, funcionando como determinante, cria um elo de subordinação com outra, dita determinada: sintagma lexical, locucional, nominal, verbal, oracional etc.
Em grande parte, estes estarão representados por um sujeito ou respectivos complementos verbais de uma dada oração. Exemplo: Os alunos liam os livros. ... Temos na oração dois sintagmas: os alunos, cujo núcleo é “alunos” e o complemento verbal representado pelo objeto direto, cujo núcleo é “livros”.
Assim, a depender do tipo de elemento que constitui o núcleo, o sintagma pode ser nominal, cujo núcleo é representado por um nome; ou pode ser verbal, tendo como núcleo um verbo. Assim, é possível identificar o sintagma nominal e o verbal, assim como seus respectivos elementos.
Tipos de sintagmas
Sintagma Preposicional (SP) É a unidade que se liga a outra por meio de uma preposição, sendo esse o seu núcleo: Foram para o parque em fila.
Há de se constatar que quando o núcleo é um nome ou um pronome (nos exemplos em questão, respectivamente, “o garoto”; “meu amigo”; “a virtude” e “os alunos”), estamos diante de um sintagma nominal (SN).
Nesse sentido, esse núcleo representa o termo determinante; e os demais elementos que o acompanham, os termos determinados (“o” e “esforçado”), ou seja, subordinados a uma palavra principal, que por sua vez é o núcleo. Dessa forma, podemos conceituar o sintagma como o conjunto de palavras subordinadas a esse núcleo.
São chamados de modificadores os elementos que estabelecem relação de modificação dentro de um sintagma. Na língua portuguesa o modificador por excelência é o advérbio. Os elementos que exercem função de advérbio são, assim, classificados como modificadores.
O modificador é uma função sintática que não é selecionada pelo verbo, nem pelo nome, podendo, por isso, ser eliminado sem comprometer a gramaticalidade da frase. Vejamos: «A Ana vai a Lisboa (amanhã).»
O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.
Advérbio de Lugar Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, defronte, atrás, detrás, atrás, além, aquém, antes, algures, nenhures, alhures, aonde, longe, perto. Exemplos: Minha casa é ali. O livro está embaixo da mesa.
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... O verbo “ir” (íamos, foi) indica a ideia de movimento.
Esses advérbios são utilizados em frases interrogativas diretas ou indiretas. Podem denotar ideias de lugar, de tempo, de modo ou de causa. São os principais: Exemplos: onde, aonde, donde, como, quando, por que.
São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.
Resposta. Palavras que dão ideia de tempo: Quando,hoje,amanha,de tarde,a noite,logo,depois,enquanto,cedo,durante, antes,ainda,antigamente,nunca,agora,sempre,breve,afinal,ETC.
A palavra lugares é chamada de um espaço localizado a partir de coordenadas específicas.