Intemperismo e erosão são dois processos relativos à transformação do relevo, nos quais ocorrem o desgaste e o transporte de sedimentos, além da alteração da paisagem da superfície terrestre. ... A erosão, por sua vez, é o conjunto de fenômenos que envolvem o desgaste, o transporte e a deposição das rochas e dos solos.
O processo descontrolado de erosão traz grandes prejuízos para o meio ambiente, pois atua no desgaste do solo, dificulta a manutenção de espécies de animais e vegetais, além de atrapalhar as atividades humanas.
Embora muitas causas de salinização do solo sejam de ordem natural, como a baixa pluviosidade ou ação das marés em áreas costeiras, esse processo pode ser intensificado com a atividade humana e o manejo incorreto do solo, desde o uso de fertilizantes, irrigação com água rica em sais e contaminação do solo.
Os fatores diretamente responsáveis pela salinização dos solos em áreas irrigadas são o uso de água de irrigação com alta concentração salina, elevação do lençol freático por causa do manejo inadequado de irrigação, ausência ou deficiência de drenagem, elevação do lençol freático em decorrência da perda de água por ...
Na correção dos solos salino-sódicos e sódicos podem ser utilizados o gesso agrícola, o enxofre, o sulfato de alumínio, o cloreto de cálcio e o ácido sulfúrico.
Os solos salinos ocorrem em locais onde o lençol freático é rico em águas salinas que por capilaridade ascendem na superfície do perfil com restrição de drenagem.