O desenvolvimento dos horizontes do solo é um processo dinâmico. Num primeiro estágio, pela alteração da rocha, forma-se uma camada de material mineral não consolidado (regolito), composta por partículas de diversos tamanhos, denominadas material de origem do solo.
Regolito (do grego rhêgos = cobertor + litos = pedra) ou manto de intemperismo é uma camada solta de material heterogêneo e superficial que cobre uma rocha sólida. Trata-se, portanto, de material não consolidado, residual ou transportado, que recobre a rocha fresca.
Resposta: Regolito: termo utilizado pelos geólogos para designar o solo de maneira geral. É o conjunto do material superficial originado das rochas, que foi afetado pelo intemperismo químico e físico. Saprolito: é o horizonte de transição entre solo e rochas (corresponde ao horizonte C da imagem abaixo).
A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
Para calcular taxa de permeabilidade, basta fazer a seguinte multiplicação: TP x CP, ou seja, 'taxa de permeabilidade prevista' versus 'valor da área do terreno constante da planta de parcelamento do solo aprovada'. É desse modo que se obtém a área permeável mínima.
Assim, verificou-se que o solo agrícola é o mais permeável, seguido dos solos arenosos. O solo argiloso é o menos permeável retendo a maior parte da água.
Taxa de Permeabilidade é a relação entre a parte permeável, que permite a infiltração de água no solo, livre de qualquer edificação, e a área do lote.
Acontece que, quando os terrenos se tornam impermeáveis, ou seja, quando são “tomados” por concreto, a água da chuva não tem para onde ir e, assim, causam alagamentos nas cidades.
A fórmula para o cálculo da taxa de ocupação (TO) é a seguinte:
O indicado é utilizar da fórmula abaixo indicada como método de calcular a área permeável a ser reservada em um terreno: