crossorigin="anonymous">
O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú.
O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na.
As características dessas lentes são as seguintes: a lente objetiva forma uma imagem real do objeto; e a ocular faz a ampliação da imagem real, formando uma imagem virtual e maior, sendo que ela também atua como lente de aumento, permitindo observar a imagem com mais detalhes.
Resposta: A função dos microscópios é de aumentar o tamanho de objetos, células e substâncias através de lentes e luzes para que os cientistas possam observar as formas de vida de microscópicas.
Dentre mudanças na sociedade que foram provocadas pela invenção do microscópio, pode-se citar: observação de partículas que não são vistas a olho nu; observação de astros e estrelas.
O microscópio possibilitou o estudo dos organismos, refutando de vez a teoria da abiogênese, permitindo conhecer e estudar os seres, antes invisíveis, causadores de diversas doenças.
Verificado por especialistas Todavia, a microscopia permitiu a criação da Citologia, área específica da Biologia que trata da morfologia e de todos os aspectos celulares, contribuindo para o estudo dos seres vivos, e principalmente, de um maior entendimento do corpo humano.
Conheça um pouco sobre os tipos de microscópios existentes.
A diferença básica entre o microscópio óptico e o eletrônico é que o eletrônico não utiliza a luz, mas sim feixes de elétrons. No microscópio eletrônico não há lentes de cristal e sim bobinas, chamadas de lentes eletromagnéticas. ... Não é possível observar material vivo neste tipo de microscópio.
Caracteristicamente, um microscópio óptico é composto por uma parte mecânica, que serve de suporte e uma parte óptica, formada por três sistemas de lentes: o condensador, a objetiva e a ocular. ... Uma vez atravessando as células, este feixe luminoso em forma de cone chega até a lente objetiva.