O tráfico de animais contribui para a extinção de espécies e pode causar desequilíbrio nos ecossistemas. ... Além de causar maus tratos aos animais, essa prática é considerada um grande risco à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico dos ecossistemas.
De cada 10 araras traficadas 9 morrem antes de chegar ao seu destino final. Em outras palavras apenas 1% das araras mato-grossenses arrancadas de seus ninhos chegam ao destino final. Elas saem dopadas ou anestesiadas e escondidas nas malas, sacolas e nas barbas das alfândegas. Muitas viajam mortas.
O que eu posso fazer para evitar o tráfico de animais silvestres?
Para saber se a origem de um animal é legal é preciso que ele possua um documento garantindo a sua adequada procedência, o qual é emitido pelo criador quando for vendido um dos seus exemplares.
“Um animal legalizado precisa ter alguma nota fiscal, microchip, anilha, ou seja, algum documento que comprove sua procedência. Por exemplo, tenho uma serpente e ela possui um microchip, uma foto e um registro.
Mas a única forma de tê-los legalmente é adquirindo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) ou pelo órgão estadual/distrital (veja quadro).
Sua tutela em casa é considerada crime ambiental. ... De acordo com a Lei 9.
Para que você possa adquirir tartarugas de estimação, cágados ou jabutis é preciso uma autorização. Ela é emitida por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, o Ibama.
Autorizados pelo ibama e apaixonados por jabuti Somos um criadouro autorizado pelo IBAMA para criar e comercializar os nossos jabutis. Não se esqueça: vender e comprar jabutis sem procedência é crime!
No Brasil, o Ferret/Furão é considerado um animal exótico e para comprar um o tutor gasta entre R$ 800,00 e R$2500,00. De acordo com as regras de importação determinadas pelo Ministério da Agricultura, os animais devem ser obrigatoriamente castrados e “microchipados”.
Como adotar um furão Os animais exóticos são aqueles que não nasceram em nosso país, como o furão. O IBAMA permite a adoção do pet, mas apenas com documentação especial. Isso significa que todo ferret no Brasil é importado. Portanto, o furão tem preço um pouco mais caro que os outros animais de estimação.