Você vai precisar de: 1 xícara de milho de pipoca, 1 ½ colher de sopa de óleo, ½ tablete de manteiga sem sal Qualitá e sal a gosto. - Para começar, coloque a manteiga em um pote de cerâmica ou vidro e leve ao micro-ondas por 20 segundos. A ideia é que ela fique completamente derretida.
Basta colocar apenas milho em sua pipoqueira elétrica ou no microondas. Após todos os milhos estourarem, coloque a pipoca dentro de um recipiente e adicione, de forma uniforme, o azeite ou manteiga derretida. Após este processo, sua pipoca estará bem temperada e molhadinha. Ai é só colocar sal a gosto.
Deixe o milho de molho Se você deixar o milho de molho numa tigela com água por dez minutinhos você hidrata todos os grãos. E é isso que faz com que eles estourem. Fazendo esse truquezinho você garante que não sobre nenhum grão perdido sem estourar na panela.
A cada 2 minutos, segure a panela pelas alças, levante e mexa delicadamente fazendo movimentos circulares - assim os grãos de milho estouram por igual.
Retire o refratário do micro-ondas e misture o milho de pipoca e a água na manteiga deixando o milho bem espalhado no fundo do refratário. Cubra com papel filme de PVC e faça uns 4 furos para sair o vapor. Coloque no micro-ondas por 7 minutos na potência máxima.
A única diferença entre a pipoca de micro-ondas e o milho para pipoca é o saco. Se o seu micro-ondas não funcionar, você ainda pode fazer pipoca em uma panela. Isso vai funcionar tanto para a de micro-ondas quanto para o milho para pipoca.
Como fazer pipoca de panela:
Recuperando os piruás
piruá
A pipoca fervente pode reidratar parcialmente os amidos internos, mas não amolece nem remove o casco. A pipoca pode ser moída em uma farinha de milho. Nesse caso, os amidos são liberados mecanicamente para nosso prazer em polenta ou pão de milho.
Guarde o milho de pipoca no congelador. Ele se mantém fresco e, na hora de estourar, sobram menos grãos na panela.
Guarde o saquinho de milho no congelador ou freezer, assim vai conservar melhor o milho e ele vai estourar com mais facilidade formando pipocas graúdas e bonitas.
Guarde sua pipoca em um local fresco, escuro e livre de excesso de calor e umidade. Em uma sacola lacrada e livre de ar, congele a pipoca que você pretende armazenar por um longo período. Isso a manterá fresca por um ano ou mais. Quando for usá-la, retire apenas a quantidade necessária e deixe-a descongelar.
Ligue o forno à 200ºC, deixe o forno esquentar por 10 minutos, coloque a forma com as pipocas dentro do forno. Deixe no forno por 5 minutos, pegue uma pipoca e veja se já está crocante, se não, desligue o forno e deixe mais 2 minutos. Agora é só aproveitar suas pipocas crocantes e quentinhas de novo.
Leve ao forno baixo, ou médio. Pode ser forno elétrico também! Esquente por pelo menos 20 minutos, e você verá que a batata palha irá ficar crocante de novo, trazendo todo o sabor novamente e melhorando ainda mais a sua pizza amanhecida, por exemplo.
2 dias