crossorigin="anonymous">
O fundamento do conhecimento religioso é a fé, como já citado. As características do conhecimento relioso são: Valorativo: Pois consiste em proposições e crenças definidas por diferentes doutrinas religiosas. Inspiracional: Pois suas verdades foram reveladas pelo sobrenatural.
O conhecimento teológico, ou religioso, é baseado na fé religiosa. Assim, acredita-se que a religião é a verdade absoluta e possui todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana.
- Conhecimento Popular caracteriza-se por ser valorativo, reflexivo, assistemático, verificável, falível, inexato; Conhecimento Filosófico caracteriza-se por ser valorativo, racional, sistemático, não verificável, infalível; Conhecimento Religioso caracteriza-se por ser valorativo, sistemático, não verificável, ...
O conhecimento teológico ou religioso é aquele baseado nos estudos da religião. ... Dentre alguns exemplos de conhecimento religioso, podemos citar a vinda de Jesus Cristo dentre os homens. Para os católicos, Jesus é filho de Deus. Ele veio a Terra cumprir sua missão e espalhar o amor.
Alguns exemplos de conhecimento teológico são as Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.
Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.
Baseado em fundamentos inquestionáveis e dogmas imutáveis, o conhecimento religioso tem por objetivo explicar a origem, o significado, a finalidade e o destino do mundo, mas, assim como o senso comum, é constituído por evidências não verificadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Compreender o ER e sua importância como área do conhecimento na formação humana. Refletir e analisar as diferenças para conviver com respeito e harmonia com os semelhantes. Analisar o que é sagrado e simbólico e facilitar a compreensão do fenômeno religioso.
A religião era marcada por várias crenças, mitos e simbolismos. A prática religiosa era muito valorizada na sociedade egípcia, sendo que os rituais e cerimônias ocorriam em diversas cidades. A religião teve grande influência em várias áreas da sociedade.
A religião é uma ferramenta de fundamental importância para promover o controle social. ... Importante notar que a religião sempre esteve presente na vida das pessoas, desde os tempos da idade antiga. Na idade média foi o principal fator de destaque tendo em vista as diversas questões sociais e econômicas.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
A crença religiosa refere-se a atitudes em relação aos aspectos mitológicos, sobrenaturais ou espirituais de uma religião. A crença religiosa é distinta de ritual religioso e de comportamento religioso - com alguns crentes que não praticam religião e alguns praticantes que não acreditam em religião.