Utilizado em sacrifícios religiosos em muitas tradições do mundo, o bode tinha na simbologia pagã um significado divino de libido, força primeira e fecundante. ... Sacrificado nos rituais bíblicos do Antigo Testamento, o bode foi, nos tempos medievais, conotado com o demónio e a feitiçaria.
Outra divindade que teria sua face moldada a cabeça de um bode seria o conhecido Deus pagão Baphomet. Ele seria um hibrido Homem/Bode, sendo sua cabeça sendo a de um bode e o corpo de um homem. Essa figura estaria relacionada ao universo oposto um do outro, por exemplo, o bem e o mal, o home e a mulher, o dia e anoite.
As “marradas”, ou cabeçadas, é um comportamento típico dos carneiros e que começa na puberdade. Nessa fase da vida, eles passam a produzir testosterona – o hormônio masculino – e a disputar as fêmeas do rebanho com os demais machos púberes, ou adultos.
Mais de 90% da população de cabras no país está na Região Nordeste, onde se localizam as raças canindé, marota, repartida e moxotó.
Caprinocultura é o ramo da Zootecnia que trata da do estudo e da criação de cabras.
20 – 140 kgAdulto
Macho: 45 – 160 kgAdulto
Capril. Onde moram e dormem as nossas cabras! Todos os dias vão para o pasto se alimentar de capim fresco. É no capril que também fazemos a ordenha diária do leite fresco - excedente da alimentação dos cabritos - que é utilizado para produção do nosso queijo de cabra!
Gonçalves cita ainda a maior capacidade de lotação do pasto (unidade animal). "Em um hectare de pasto cabem de 100 a 150 cabritos para 10 bois". A condução do rebanho, segundo Gonçalves, também é simples. Os animais são criados a pasto.
Uma cabra chega a produzir até oito litros por dia, mas em condições normais a produção diária é de três litros. O rebanho brasileiro de caprinos, segundo o Ministério da Agricultura, é de 14 milhões de animais, distribuídos em aproximadamente 430 mil propriedades, principalmente as menores.