crossorigin="anonymous">
As bases púricas variam em Adenina e Guanina, enquanto que as bases pirimídicas são classificadas em Timina, Uracila e Citosina.
As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
As purinas são bases nitrogenadas (denominadas então bases púricas), compostos orgânicos heterocíclicos. São compostas por um anel pirimidínico fundido a um anel imidazólico. Duas das bases dos ácidos nucleicos, a adenina e a guanina, são purinas.
Citosina, timina e uracila são pirimidinas, enquanto a adenina e a guanina são purinas. No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila.
timina
A uracila é a única base nitrogenada que não está presente no DNA, ela está presente apenas no RNA, porém, no RNA não temos a timina, essa é uma base exclusiva do DNA. ... A guanina, a citocina e a adenina são as bases nitrogenadas presentes em todos os tipos de ácidos nucleicos.
a uracila não faz parte do DNA pois ela não pode estabelecer ligações de hidrogênio com adenina verdadeiro ou falso justificativa.
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina)...No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
Como os nucleotídeos estão ligados? Sua interação ocorre por ligações fosfodiéster, formando pontes de fosfato entre si. O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose do primeiro nucleotídeo se une ao grupo fosfato ligado à hidroxila do carbono-5 da pentose do segundo nucleotídeo através da ligação fosfodiéster.
As duas cadeias de nucleotídeos do DNA são unidas uma à outra por ligações chamadas de pontes de hidrogênio, que se formam entre as bases nitrogenadas de cada fita.
Outra estrutura secundária que o DNA pode adotar é a estrutura DNA-A, que existe seestiver presente menos água. Como o DNA-B, o DNA-A é uma alfa-hélice(com giropara direita), mas ela é menor e mais larga que o DNA-B e suas bases são inclinadaspara o lado do eixo principal da molécula.
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a adenina (A) e a guanina (G);
Alimentos como cogumelos, chocolate, oleaginosas – nozes, amendoim, castanhas, pistache e avelã –, leguminosas como o feijão, lentilha e ervilhas, vegetais como a couve-flor, brócolis, acelga, aspargo e espinafre, além de cereais como a aveia também contêm purinas.
7 comidas que aumentam o ácido úrico
O ácido úrico está entre as substâncias naturalmente produzidas pelo organismo. Ele surge como resultado da quebra das moléculas de purina – proteína contida em muitos alimentos – por ação de uma enzima chamada xantina oxidase. Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico.
Abacate e goiaba são frutas permissíveis para quem tem Gota. Como já foi citado acima, existem alguns alimentos que devem ser evitados, pois elevam o ácido úrico do sangue. Quem sofre com essa patologia, deverá buscar uma linha de alimentos mais naturais, e mesmo assim, há algum que devem ser consumidos com moderação.
De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.
Os alimentos listados abaixo devem ser evitados.
Gota não contraindica a ingesta de ovos, quem tem gota deve evitar o excesso de ingesta proteica, como excesso de carnes e ovos para todas as pessoas independentemente de terem gota ou não são até 4 ovos ao dia se não houver danos renais.
Como medida preventiva, orientamos os paciente e evitarem alimentos ricos em proteínas animais, como, carne vermelha,peixes, frutos do mar e miúdos. Além de aumentarem a ingesta de leite e derivados. O feijão, é uma leguminosa, rica em carboidrato e pode ser consumido normalmente.
Para quem tem Artrite Gotosa (Gota), pode comer banana? Não há relação do consumo de banana com níveis de ácido úrico.
Alimentos como aspargos, feijão, lentilha, cogumelo, camarão, espinafre, carnes de aves e peixes não mencionados anteriormente devem ser consumidos com moderação, podendo ser consumida uma porção entre 60 e 90 gramas de carne, peixe ou ave ou 1/2 xícara de vegetais diariamente.
A exceção de aspargos, ervilha, espinafre, feijões, lentilha e vagens, os demais vegetais possuem quantidades desprezíveis de purinas. Portanto, o consumo de suco de laranja, cebola, tomate, abacate e goiaba não irão fazer mal para quem possui gota.
Alimentos com baixo teor de purinas, entre eles: frutas, suco de frutas, café, leite desnatado, queijo minas frescal, iogurte desnatado, arroz, massas, pães, biscoitos, cereais, verduras e legumes, nozes, azeite, azeitona, pipoca e óleos.
Tenho ácido úrico, gostaria de saber: Posso comer carne de porco, batata doce e mandioca? Úrico são: bebidas alcoólicas, frutos do mar, carnes vermelhas (principalmente carnes jovens como Vitela), miúdos (dobradinha). Inúmeros outros alimentos podem aumentar o Ácido Úrico, mas não .
Arroz e feijão por si só não costumam ser um problema para pacientes com gota, ao contrário de alimentos como carne vermelha, bebidas alcoolicas (principalmente destilados e cervejas), embutidos, certos tipos de frutos do mar, por exemplo.
Como já citado acima, alimentos ricos em purinas incluem alguns tipos de carne, frutos do mar e legumes. Todos esses alimentos liberam ácido úrico quando são digeridos. Então, a dica é evite ou reduza a ingestão de alimentos como: carnes de boi, porco, peru, vitela, carneiro.
Gota é causada pelo o aumento do ácido úrico, causando inflamações nas articulações, devido ao aumento de cristais. Então, deve diminuir proteína da alimentação principalmente evitar carne vermelha por ser rica em purina, também deve evitar embutidos e frutos do mar, pode comer frango, e outros peixes com moderação.
Uma excelente solução caseira para ácido úrico elevado é desintoxicação do organismo com a terapia do limão, que consiste em tomar o suco puro de limão todos os dias, em jejum, durante 19 dias. Esta terapia do limão se faz em jejum e não se deve adicionar água nem açúcar no tratamento.
cereais integrais, arroz, painço, aveia, pipoca; aproximadamente três litros de líquidos/dia (para aumentar a excreção de ac. Úrico e reduzir possibilidade de cálculo renal); alimentos ricos em ác.