Existem dois tipos de espelhos esféricos: os espelhos côncavos e os espelhos convexos. Antes de aprofundarmo-nos nos detalhes de cada um desses espelhos, vamos identificar e definir quais são os elementos geométricos dos espelhos esféricos.
Os espelhos côncavos convergem as imagens para o foco do espelho enquanto os espelhos convexos divergem. Quando um objeto chega muito próximo do espelho côncavo, para ser mais exato entre o foco e o vértice do espelho, gera uma imagem direita e maior.
Chamamos de espelho esférico côncavo, quando a superfície refletora é virada para o centro da calota, e chamamos de espelho esférico convexo, quando for ao contrário.
Elementos de um espelho esférico
Formação de imagens de um sistema óptico Tomando dois raios que entram no sistema óptico e analisando a forma com que eles saem do mesmo, vemos que convergem para um certo ponto I, que será a imagem real (mais tarde explicaremos o significado disso) do nosso ponto O formada por esse sistema óptico.
Uma imagem é real quando ela é obtida por raios de luz que efetivamente se cruzam onde estamos enxergando a imagem. Uma imagem é virtual quando apenas o prolongamento imaginário dos Raios de luz se cruzam no local onde estamos enxergando o objeto.
Chamamos de imagem real toda imagem produzida por um feixe de luz que convergir sobre algum ponto após ter sido refratada por uma lente convexa (de bordas finas) ou após ter sido refletida por um espelho, como acontece nos espelhos esféricos côncavos ou parabólicos.
a) Classificação das imagens: consiste no processo de extração de informação em imagens para o reconhecimento de padrões e de objetos homogêneos. ... e) Reversão de imagem em espelho plano: quando nos olhamos no espelho, é possível observar uma imagem nossa devido aos raios de luz que são refletidos (reflexão difusa).
A sombra e a penumbra surgem quando um anteparo é colocado na frente de uma fonte extensa de luz. Estamos acostumados a nos deparar com a nossa própria sombra ou com a sombra de objetos que nos cercam. Sabemos que elas surgem sempre que um objeto (ou anteparo) está na frente de uma fonte de luz.
Imagens reais podem ser geradas a partir de espelhos côncavos em certas distâncias específicas para cada espelho - a partir do foco. Estas imagens geralmente aparecem invertidas. Nos espelhos, imagens virtuais são formadas por espelhos planos e por espelhos convexos.
Existem dois tipos de reflexão: regular e difusa. A reflexão regular é aquela em que é possível enxergar uma imagem refletida, enquanto a difusa é a reflexão que emana de objetos que não são dotados de superfícies suficientemente lisas para promover uma reflexão regular.