de 0 a 14 e 7
A escala de pH varia entre 0 (fortemente ácido) e 14 (fortemente básico ou alcalino). O pH de 7,0, no centro desta escala, é o neutro. O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40.
Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino. Isso porque pHs mais ácidos, de 0 a 6, atrapalham o organismo em sua tarefa de anular os radicais livres. Quanto mais, melhor.
Paralelamente, o pH da água do mar varia entre 7,8 e 8,2 encontrando-se actualmente, em média, 0,1 unidades abaixo do que era antes da revolução industrial.
O pH da água do mar é ligeiramente alcalino, ou seja, pH próximo a 8,2. O intenso processo de absorção do CO2 aumenta a acidez dos mares. É essa situação que ficou conhecida por acidificação dos oceanos – ou “aquele outro problema do CO2”. Trata-se de um problemão.
5
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.
Com a fita medidora de pH As fitas medidoras de pH são um filtro de papel, embebido com uma mistura de indicadores do ácido ao básico (escala pH), assinalados por uma variedade de cores. É por essa diferença de cores que é possível fazer a medição e classificar uma análise da água.
Usando um kit de análise caseiro