A medicina indígena aplica a gabiroba (folhas, casca do tronco e caules) para tratar feridas e infecções na boca, dor de dente, contusões, dor de barriga e induzir o parto. Mas, não se deve mastigar a casca das frutas ou suas sementes pois, estas contêm compostos que são tóxicos ao nosso organismo.
Da mesma família da goiaba, a gabiroba (Campomanesia xanthocarpa), da família Myrtaceae, é o fruto da gabirobeira e é encontrada nas regiões do cerrado brasileiro. Seu nome tem origem indígena e significa “casca amarga”. ... Árvore melífera, seus frutos são muito saborosos e ricos em vitamina C.
Nomes populares relacionados e espécies:
Nomes Populares: Gabiroba paulista, guariba, guabiroba paulista. Descrição geral: A guabirobeira é uma frutífera cultivada em pomares domésticos, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Também é facilmente encontrada em seu habitat natural, desde Minas Gerais e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul.
Os frutos da gabiroba são arredondados, de coloração verde-amarelada. A polpa é amarelada, suculenta, envolvendo numerosas sementes. Colhida entre setembro e novembro, a partir de um a dois anos após o plantio, a produção é de 30 a 50 frutos por planta.
A gabiroba também pode ser plantada em vasos de 50 cm de altura e no mínimo 30 cm de largura, utilizando substrato de terra vermelha (50%), areia (30%) e matéria orgânica (20%).
Utilização da Gabiroba Seu consumo regular, de forma moderada, auxilia no alívio de diarreia e disenteria. Auxilia na prevenção de gripe, no tratamento de cãibras e males do trato urinário. A infusão de suas folhas, em banhos de imersão, atua como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores no corpo.
Semear em composto preparado com 20% de terra vermelha,, 40% de areia branca de rio e 40% de matéria orgânica bem curtida. As sementes germinam melhor se cobertas com 5 cm de substrato, o aparecimento das primeiras folhas se inicia aos 85 dias, ocorrendo paulatinamente até os 350 dias depois.
Para fazer a muda é simples: coloque essa parte onde ficou a cicatriz da remoção em contato com um solo arenoso (terra e areia em proporções iguais). É só apoiar a folha na terra e não se deve enterrar, pois ela apodrece se for enterrada.
Essa folhagem não chega a um metro de altura e fica ainda mais bonita se mantida em solo fértil, sempre úmido, tomando sol o dia todinho (ou, no mínimo, por quatro horas).
O Coleus Finder é um portal com informações sobre as milhares de variedades de coleus. São 1433 nomes de cultivares e 1115 imagens disponíveis.
Descubra quais são as 11 plantas mais venenosas do mundo
Coração magoado Na “Doutrina dos sinais” é usada para tratamento de doenças do coração. Estudos farmacológicos mostraram que essa planta tem efeito cicatrizante e acelera o processo de reparação de ferida aberta em pele de rato.
Coração-magoado – Iresine herbstii. Arbusto ou folhagem excelente para produzir contrastes de cores que estimulam os sentidos no jardim. Suas folhas arredondas são roxas com nervuras vermelhas e rosadas. A ramagem também é vermelha, bastante ramificada e ereta.
#Como cuidar: Cróton
Depois da floração, uma poda além de limpar os galhos secos e folhas mortas, estimula a brotação e a futura floração. O outono e o inverno são as estações onde se deve fazer a poda da maioria dessas plantas, pois elas entram em dormência.
Como regar o cróton Toque com o indicador na terra, e olha como saiu: se sujo, regue outro dia; dedo seco e limpo, hora de colocar água no vaso.
Tipos de Cróton
Significado de Cróton substantivo masculino Planta euphorbiácea, de cujas sementes se extrai um óleo purgativo. Etimologia (origem da palavra cróton).
Especialmente perigoso é o excesso de água na estação fria. É possível que a resposta à pergunta: “Por que as folhas caem Croton?” Será rega excessiva no período de outono-inverno. A partir da constante permanência no substrato úmido no focinho das raízes do apodrecimento, aparecem partes mortas.
Mantenha o solo úmido. A flor maravilha é um pouco resistente à seca, mas não deve permanecer sem água por mais do que um ou dois dias. Tente dar às plantas ao menos 2,5 cm de água semanalmente, seja através de chuvas ou manualmente, usando uma mangueira ou regador.
A planta pode ser usada no tratamento de afecções hepáticas, chagas, cicatrização, cólica, contusão, escoriações, feridas, herpes, leucorreia, machas na pele, sarda, vermes e DST. Pode ser usada ainda como cicatrizante.
Abrir uma cova, acomodar o torrão e plantar a muda, regando todos os dias por pelo menos uma semana, para que a muda se desenvolva bem. Outra forma de propagação é a divisão das raízes tuberosas, plantadas em sacos com o mesmo tipo de substrato mencionado acima, conservando em cultivo protegido do sol.
Para plantar faça covinhas de 5 centímetros e coloque 4 sementes, com um espaçamento de 15 a 30 centímetros entre as mudas. Sua germinação acontece em um período de 7 a 14 dias. Quando as mudas atingirem de 5 a 6 centímetros de altura, você deve transplantá-las para um local definitivo.