Composição química: a erva doce é composta por muitas substâncias importantes, entre elas podemos destacar óleo essencial, cumarinas, lipídeos, flavonoides, aminoácidos, vitamina K e sais minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e zinco.
A espécie Pimpinela anisum é popularmente conhecida como anis ou erva-doce. É um vegetal oriundo do Oriente Médio, pertencente à família Apiaceae, seu cultivo e uso por egípcios, asiáticos e nativos das Ilhas Gregas data de mais de mil anos.
O termo erva-doce pode gerar muita confusão, pois chamamos, no mínimo, duas espécies por este nome: Pimpinella anisum e Foeniculum vulgare. Isto porque ambas possuem sabor anisado, característico do princípio ativo anetol.
Pimpinella anisum é da família Apiaceae, a mesma do coentro, por isso suas folhas são bem parecidas, possue sabor de anis, sendo chamada em inglês de anise. ... Erva doce seria o bulbo e funcho as folhas. Os dois têm sabor anisado, porém, um pouco mais delicado que a P. anisum.
Ambas são muito confundidas por possuírem um sabor que lembra o anis proveniente do princípio ativo anetol. Gostaria de saber que planta é essa e qual o seu uso. A planta é o funcho (Foeniculum vulgare) de flores amarelas e folhas rendadas, diferente da popular erva-doce (Pimpinella anisum) que apresenta flores brancas ...
Os principais benefícios do funcho para saúde são:
Significado de Funcho substantivo masculino Planta medicinal da família das umbelíferas. Sin.: anis-doce, erva-doce. Folhas perfumadas e muito divididas crescem nesta planta que produz também sementes perfumadas com gosto de alcaçuz.
Deles podemos usar tudo, as folhas, flores, sementes e bulbos. A diferença é que o dill, também chamado de endro ou aneto, tem um sabor mais anisado e refrescante, já o funcho é mais encorpado e quente. ... Já o funcho pode ser chamado também de erva-doce, não confundir com a erva-doce do bolo de fubá, a Pimpinella anisum.
Corte a planta a cerca de 2,5 cm do solo (retire a terra que foi amontoada junto as plantas primeiro). Cortar aproximadamente nesta altura permitirá que a planta rebrote, possibilitando uma nova colheita, desta vez de pequenas folhas. O funcho-de-florença é cultivado como uma planta anual, embora também seja perene.
Como plantar melissa Corte a erva-doce a 2,5 centímetros do solo, altura que permitirá à planta rebrotar. Para colher as sementes, quando as flores estiverem marrom, chacoalhe firme o caule. Embaixo da planta, coloque uma tigela ou um tecido. Em seguida, deixe as sementes secarem e armazene-as em local fresco e escuro.
Não gosta de terra encharcada então, não abuse das regas e faça uma boa drenagem no vaso. Essa planta aguenta bem o solo ressecado mas, se tiver muita umidade e pouca insolação, vai criar fungos e outros bichinhos que estragarão o seu chá, depois.
Plantio É melhor propagada por estacas apicais de 10 a 15 centímetros em substrato. Mantenha o solo bem úmido até o enraizamento, o que leva de um a dois meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano, onde é frio. A muda deve permanecer em viveiro até o transplante em local definitivo.
Aí é o seguinte: coloque duas folhas de papel-toalha em um prato. Distribua as ervas e cubra com mais papel-toalha. Elas têm que ir para o microondas em potência média por 30 segundos. Dê uma olhadinha e rode mais 30 segundos e assim por diante, até desidratarem.
Seque ervas macias num forno a baixas temperaturas. Você pode empilhar até 5 camadas de folhas se precisar, alternando papéis toalha e ervas. Deixe-os no forno, em uma forma, na menor temperatura possível. Elas podem levar até 8 horas para secar. Vire o botão do forno apenas o bastante para que a luz ligue.
Com as plantas deitadas:
Processos de desidratação do ora-pro-nóbis Para replicar o método de desidratação ao sol, é preciso higienizar as folhas e cortar porções maiores. O segundo passo é depositar as hortaliças em uma assadeira ou forma de vidro ou alumínio, diretamente sob o sol. Deve-se proteger as folhas de poeira e de insetos.
Coloque os galhos para secar em uma área seca e bem arejada. Você pode secá-los ao sol, mas deverá movê-los para o interior assim que chover. O tamanho e o conteúdo de umidade dos galhos determinará o tempo de secagem.
Como secar ervas no forno
Desidratar as folhas e estocar na cozinha é muito simples: basta colher alguns ramos e colocar à sombra sobre uma superfície limpa. Com o passar do tempo ele perde a água e muda a cor da folha para um verde menos intenso.
Existem três maneiras básicas de se fazer isso: suar, urinar e cuspir. Suar é a maneira mais eficaz de se desidratar. Simplesmente se exercite para começar a suar. Alguns atletas usam roupas pesadas ou "roupas de sauna" à prova d'água, ou até se exercitam em saunas para acelerar o suor.
Remova as cebolinhas dos sacos e solte os ramalhetes. Coloque as ervas sobre uma camada de papel-manteiga ou sobre uma tábua de corte e triture-as com as mãos ou corte-as em pedacinhos com uma faca. Guarde as cebolinhas desidratadas em um recipiente com tampa, como um pote de vidro. Mantenha-as ao abrigo do sol direto.
O manjericão seco pode ser usado para temperar o tomate em saladas, molhos ou sopas, como recheio de aves, peixes, frutos do mar, para temperar berinjela, feijão branco, abobrinha, ovos, ervilhas, massas, pizza, batata, arroz e milho verde.
É uma erva com vigorosas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante e sedativa.
O manjericão é muito utilizado na cozinha, sendo um ótimo companheiro dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, molho típico da Itália. Também vai bem em saladas, massas, sopas, refogados de carne e com queijos.