A arte mesopotâmica representa as diversas manifestações artísticas (pintura, escultura, arquitetura, artesanato, literatura, etc.) que foram desenvolvidas pela civilização mesopotâmica durante cerca de 4.
As principais características da arte mesopotâmica são: - Na arquitetura eram os palácios, como havia poucas pedras as paredes tinham que ser grosas, pois eram feitos de tijolos. Os templos continham completas instalações. ... - Na pintura os artistas utilizavam cores claras, e reproduziam caçadas, batalhas e etc.
As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.
As fachadas com colunas tinham decoração de lápis-lazúli, conchas e madrepérola. Também eram produzidas jóias do mais delicado trabalho em ouro e prata, esculturas de cobre, cerâmica, gravuras e selos. Os sumérios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.
Muitos exemplares de objetos em ouro, prata, madeira e marfim, geralmente associando ouro e prata foram descobertos em recentes escavações nas principais necrópoles sumérias.
Eles produziam e vendiam artesanato, cerâmica, bem como produtos agrícolas, e eram responsáveis por um sistema de irrigação bastante complexo. Os sumérios eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses.
Em Uruk surgiu também o comércio, a prestação de serviços, a arquitetura e parte importante da história da colonização da Mesopotâmia. Ainda assim, a trajetória dessa civilização continua sendo pouco conhecida.
Batendo um rango na Suméria Foram esses caras que produziram a comida que permitiu que uma civilização surgisse. Eles cultivavam cevada, tâmaras, trigo, linho, maçãs, ameixas e uvas, lentilhas, feijão e pepinos. Se não foram eles os primeiros a produzir a cerveja, estavam entre os primeiros.
Sobre a política dos sumérios podemos afirmar que tratava-se de regimes monárquicos onde o rei detinha poderes absolutos, havendo também a prática da escravidão e grande influência religiosa nas leis e tradições. ... Os reis eram chamados de patésis, sendo também sacerdotes da religião.
A organização social dos Sumérios era por estamento assim como os outros povos que passaram pela Mesopotâmia, lá haviam os privilegiados(Sacerdotes,soldados,etc.) e Não privilegiados(Artesãos,camponeses,etc.) O rei não se encaixa nesses critérios pois ele era absolutista e teocrático.
Os Sumerios organizavam-se politicamente em cidades Estados como Ur, Nipur e Lagash. Cidade-Estado é a comunidade urbana soberana, ou seja, uma unidade política com características de Estado soberano. ... Depois de um longo tempo de autonomia as cidades sumerianas enfraqueceram devido a lutas pelo gemonia politica.
A economia suméria estava diretamente ligada ao campo e à produção artesanal. ... Assim como os povos do Egito antigo, as civilizações da Mesopotâmia eram hidráulicas, isto é, sua estrutura econômica dependia estruturalmente dos rios.
A principal atividade econômica dos sumérios foi a agricultura irrigada, com cereais e data entre seus principais produtos. Houve também uma importante atividade artesanal, que alcançou altíssimos níveis artísticos. O comércio também foi desenvolvido por escambo com outras áreas do Oriente Próximo.
Os reis sumérios moravam em luxuosos palácios, enquanto a maioria da população – formada por camponeses – vivia em casas de palha. As cidades sumérias também possuíam grandes templos dedicados aos deuses, chamados zigurates.
Os sumérios utilizavam a argila para escrever, e quando queria que seus registros fossem permanentes, as tabuletas cuneiformes eram colocadas em um forno, ou poderiam ser reaproveitadas quando seus registros não fossem tão importantes que precisariam ser lembrados sempre.
O registro público não serve apenas para formalizar os direitos de propriedade, referente aos bens imóveis, mas também, todos os registros referentes a pessoas naturais e jurídicas; registro de títulos e documentos e também alguns bens móveis, como automóveis, navios e aviões.
Entre as grandes invenções atribuídas aos povos sumérios está a criação da escrita e a invenção da roda, elementos que foram revolucionários para a época, pois foi possível construir carruagens para levar a produção agrícola e quaisquer outros produtos que promovessem o desenvolvimento comercial.
Já a roda, outra grande invenção sumeriana, permitiu a eles desenvolverem carros de combates, que eram puxados por cavalos. Ainda sobre sua arte militar, eles usavam lanças, ou dardos de combates, além de armaduras feitas com o bronze extraído das montanhas.
Podemos apontar como principais realizações dos povos sumérios o pioneirismo no desenvolvimento da agricultura, utilização da irrigação e a construção das primeiras cidades de que se tem notícia, resultado de outro avanço, a urbanização.
escrita cuneiforme
Os templos sumérios consistiam de uma nave central com corredores em ambos os lados, flanqueados por aposentos para os sacerdotes.
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates. Isso os dava uma grande proteção a ataques de outros povos que viviam nas proximidades dali. ...
Os Sumérios deram assim o nome à região por eles povoada na Baixa Mesopotâmia - a Suméria -, onde fundaram autênticas cidades, como Lagash, Uruk, Ur, Eridu, Larsa, etc.
Na Mesopotâmia, inicialmente, a escrita era pictográfica. Para escrever a palavra “estrela”, por exemplo: * . Já a palavra “comer” era a junção de (boca) + (pão). Com o passar do tempo, o desenho passou a significar “correr”.
Como será que os sumérios escreviam a palavra comer?
Sabe-se que a história da escrita começou na antiga civilização mesopotâmica (atual Iraque) por meio dos povos sumérios. Essas pessoas desenvolveram a escrita cuneiforme por volta de 4.
A escrita cuneiforme, criada na Mesopotâmia por volta de 3600 a.C., é, ao lado da escrita hieroglífica dos egipcios, uma das mais antigas já descobertas. Recebeu esse nome porque os sinais tinham a forma de cunha.
Significado de Cuneiforme adjetivo Que tem a forma de cunha. Diz-se de uma antiga escrita (dos assírios, persas e medos) em forma de cunhas. V. ESCRITA CUNEIFORME.
A palavra “cuneiforme” significa “forma de cunha”, que a escrita era usada em monumentos, tabletes de argila, estátuas e rochedos e que escrita cuneiforme era lida da direita para a esquerda, ao contrário da maneira como lemos atualmente no Ocidente.
A escrita cuneiforme é a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. ... Os primeiros pictogramas eram gravados em tabuletas, pote de argila, em sequências verticais de escrita com um estilete feito de cana que gravava traços verticais, horizontais e oblíquos.