adjetivo Capaz de cortar ou próprio para isso; cortante: dente incisivo. [Figurado] Que causa uma sensação intensa, viva: argumento incisivo. [Figurado] Sem rodeios; que entende com rapidez: estilo de escrita incisivo. Etimologia (origem da palavra incisivo).
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
Os incisivos centrais superiores são largos e são os dentes mais proeminentes da boca humana, já os incisivos centrais inferiores são estreitos e menores. As funções dos incisivos centrais incluem: Dar sustentação à forma e aparência dos lábios.
Caninos são os dentes afiados e pontiagudos que ficam ao lado dos incisivos e parecem presas. Os dentistas também os chamam de cúspides ou dentes. Os caninos são os mais longos de todos os dentes, e as pessoas os usam para rasgar alimentos. Crianças e adultos têm 4 caninos.
Por volta dos 13 anos, a dentição permanente está quase completa, faltando apenas os 4 dentes do “siso” (terceiros molares), que erupcionam entre 17 e 30 anos.
A odontogênese dos dentes permanentes é da mesma forma, inicia-se no primeiro ano de vida da criança. Há o saco dentário (ou folículo), ele fica situado na mandíbula e na maxila.