A Escandinávia compreende uma região situada na Europa Setentrional. É constituída por três nações: Dinamarca, Noruega e Suécia — países que apresentam muitas semelhanças. A Escandinávia corresponde a uma região ao norte do continente europeu que abrange os dois países da Península Escandinava — Noruega e Suécia.
Na verdade, existem dois termos para designar esses países ao norte da Europa [Islândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia]. E dependendo de quais países são agrupados, se usa um ou outro termo. ... O termo Escandinavos passou a designar o conjunto de países formado por Suécia, Noruega e Dinamarca.
Alpes Escandinavos
As montanhas mais altas da Europa, os Alpes, atravessam os países da Eslovénia, Áustria, Liechtenstein, Alemanha, Suíça, Itália, Mónaco e França, sendo Mont Blanc a montanha mais elevada, com 4808 m situado na fronteira entre a Itália e a França.
Significado de Alpe substantivo masculino Montanha alta escarpada que se assemelha topograficamente aos Alpes da Europa. Pasto de gado em montanha. ... De Alpes, nome próprio.
São os países cortados pelos alpes europeus. Sendo eles: França, Italia, Alemanha, Suíça, Eslováquia e Liechtenstein.
Europa
Recebe o nome de Pirineus uma cordilheira localizada no sudoeste da Europa, e que é conhecida por formar uma fronteira natural entre a França e a Espanha, sendo que cerca de dois terços de sua área está na Espanha.
Os Alpes suíços estão localizados na Suíça e fazem parte da cordilheira dos Alpes. Esta parte dos Alpes é por vezes chamada de Alpes Centrais. O ponto culminante dos Alpes Suíços é o Dufourspitze (Pico Dufour), com 4634 metros, na fronteira suíço-italiana.
Ásia
Como ir aos Alpes Suíços? Dentre os melhores, opte pelo Aeroporto de Genebra ou de Zurique, ambos na Suíça. Outra boa opção é o aeroporto de Milão, na Itália, que também fica bem perto dos Alpes.
Nepal
Monte Everest
O clima do Himalaia, influenciado pelas elevadíssimas altitudes, possui baixas temperaturas e neve durante todo o ano. ... O Himalaia funciona como uma barreira que impede que o ar frio do ártico chegue ao sul da Ásia, o mantendo temperaturas mais quentes do que ocorre em outras regiões temperadas do planeta.
- Principais rios que nascem no Himalaia (com o derretimento da neve): rio Ganges, rio Indo, rio Bramaputra e rio Yangtze.
A Cordilheira do Himalaia foi formada através da pressão das placas tectônicas indiana e a asiática. Essa pressão fez que a placa asiática se abaixasse e a indiana "subisse" sobre ela, aumentando a altitude naquele lugar.
Movimentação aumenta medo de terremoto. A neve no topo do Himalaia parece eterna e adormecida, mas não está: a montanha cresce a um ritmo anual de quatro milímetros devido à pressão das placas tectônicas, o que aumenta no Nepal o temor por um terremoto. O fenômeno escapa ao olho humano, mas data de milhões de anos.