A Carobinha, também conhecida como Jacarandá, é uma planta medicinal encontrada no sul do Brasil e que tem várias propriedades benéficas para o corpo, como:
A carobinha é uma planta de propriedades cicatrizantes, por isso, facilita a cicatrização de feridas, cortes, picadas de inseto, acne e mais.
Na maioria das vezes, a árvore apresenta sua casca fina e de cor acinzentada. Apesar de ser uma árvore de grande poder medicinal, a carobinha está ameaçada de extinção, pois sua exploração é utilizada para diversos segmentos.
Tem propriedades antisséptico e antibiótico. A árvore é usada para tratar a hepatite e, na tradição popular, flores, folhas e cascas servem para aliviar nevralgias e varizes. ... Recomendam-se banhos quentes com a folha de jacarandá para tratar feridas e infecções da pele.
Massa específica aparente: a madeira do jacarandá é moderadamente densa (0,60 a 0,91 g/cm³), a 15% de umidade. Cor: alburno pouco diferenciado do cerne. Cerne amarelo-pálido a bege, mesmo em árvores velhas, ou com cerne irregularmente demarcado de cor marrom-rosada, com listras mais escuras (Burger, 1979).
O jacarandá tem madeira de lei, isto é, madeira forte e de qualidade, que foi bastante usada na fabricação de móveis, tacos de assoalho e molduras desde o início da colonização portuguesa. ... Passou, então, a ser chamado de “pau-santo”, por ter sido muito empregado em mobiliário sacro (das igrejas) e ter diferentes usos.
Madeira de lei, ou nobre, é aquela que apresenta maior resistência, qualidade e custo em relação às outras. Esse tipo de madeira, diferente das comuns, é menos propensa a sofrer os impactos dos ataques de cupins, insetos em geral e umidade.
Mogno, jacarandá e ipê são madeiras mais cobiçadas.