Existem duas classes de nutrientes que são indispensáveis às bactérias: macronutrientes (carbono, oxigênio, nitrogênio, enxofre, fósforo e hidrogênio) e micronutrientes (ferro, zinco, manganês, cálcio, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio, magnésio, entre tantos outros).
Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.
Durante a fotossíntese, estas bactérias não utilizam água, mas sim o gás sulfídrico, presente no ambiente no qual essas bactérias se encontram. ... Sendo assim, ocorre a fotólise do gás sulfídrico. As bactérias que realizam este tipo de fotossíntese possuem um tipo especial de clorofila chamada de bacterioclorofila.
A Quimiossíntese também é conhecida como "fotossíntese bacteriana". Trata-se da produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais, sem recorrer à luz solar. Sem espanto, estas reações fazem parte do metabolismo de bactérias autótrofas que são classificadas como quimiossintetizantes.