Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Os elementos que ajudam na elaboração de um texto narrativo são: introdução, trama, clímax e conclusão, ou o famoso desenlace da história. Descrição: como o próprio nome diz, o gênero descritivo consiste na apresentação de traços ou características de uma pessoa, objeto, ambiente, cena, e por aí vai.
Quais são os 5 tipos de textos? – Resumo
Como nos ensina Bakhtin, gêneros textuais definem-se principalmente por sua função social. São textos que se realizam por uma (ou mais de uma) razão determinada em uma situação comunicativa (um contexto) para promover uma interação específica.
- Uma ótima alternativa para o educador explorar os diferentes gêneros textuais é dividir a sala em grupos e sugerir que os alunos tragam jornais, e outros textos mencionados anteriormente, para a sala de aula.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, a BNCC propõe que o aluno deve conhecer diferentes gêneros e portadores textuais. No eixo da leitura deve ser capaz de identificar gêneros textuais, e no eixo da escrita compreender as práticas de produção.
SUGESTÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS PRÁTICOS:Bilhete,carta,anúncio,calendário,receita,agenda,etc. INFORMATIVOS OU CIENTÍFICOS:Entrevista,dicionário,texto histórico,notícia,etc. EXTRAVERBAIS:Ilustração,quadro de arte,sinais de trânsito,etc.
Nas redes sociais, as postagens, compartilhamentos e tweets são alguns dos gêneros digitais pautados em adaptações de outras mídias. Enviar cartas, por exemplo, é uma prática que cede cada vez mais espaço aos emails.
Para Marcuschi (2002), os gêneros digitais tanto servem para construir quanto para destruir, pois estes podem facilitar o ensino e ajudar na educação, mas também pode agir de forma a destruir quando utiliza dados de pessoas para fazer clonagens de documentos para seu uso indevido.
Gêneros virtuais é o nome dado às novas modalidades de gêneros textuais surgidas com o advento da Internet, dentro do hipertexto. Eles possibilitam, dentre outras coisas, a comunicação entre duas ou mais pessoas mediadas pelo computador.
É fundamental estimular a participação dos alunos quando eles manifestam o desejo de aprendizado, independentemente das ferramentas utilizadas para alcançar os objetivos propostos. Se os gêneros digitais colaboram para agregar valor ao conteúdo, podem e devem ser incorporados à grade curricular de ensino.
Colabore postando textos e atividades e incentive seus alunos a postarem textos de autoria própria. Você pode, por exemplo, escolher textos produzidos em sala pelos alunos e pedir que eles coloquem no blog, pode fazer concursos e poesia e publicar o vencedor, pode pedir que os alunos façam indicação de livros...