Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) é o movimento que ocorre com velocidade constante em uma trajetória reta. Desta forma, em intervalos de tempos iguais o móvel percorre a mesma distância. Um exemplo de MRU é quando estamos viajando em uma estrada plana e reta e o velocímetro indica sempre a mesma velocidade.
O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características: velocidade constante, daí o termo uniforme; distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo; aceleração nula.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Para calcularmos a velocidade média de um móvel, utilizamos a equação: Em ΔS = Sf – S0, Sf é a posição final, e S0, a posição inicial do movimento. Analisando o gráfico, é fácil perceber que a posição inicial (S0), ou seja, a posição no instante t = 0 s é igual a 2 m.
Pergunta : Em que instante o móvel passa pela origem? S=30+50t ( com: S em quilômetros, T em segundos, t1= 5s e t2= 10 s)
Vm = velocidade média escalar. S = espaço. ... ΔS (deslocamento escalar): S final – S inicial (posição final menos a posição inicial) Δt (intervalo de tempo): tempo final menos o tempo inicial (t final – t inicial)