Entre 1949 e 1961, mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram do leste para o oeste, em busca de uma nova vida. Para impedir isso, as autoridades comunistas determinaram a construção do muro que dividia a cidade. Então, na noite de 13 de agosto de 1961, em poucas horas, o muro de Berlim foi erguido.
9 de novembro de 1989
O muro de Berlim foi criado para impedir a passagem das pessoas do lado oriental para o lado ocidental da cidade alemã. ... Seu objetivo era evitar as fugas de cidadãos alemães do lado oriental, controlado pela RDA (ou Alemanha Oriental), para o lado ocidental, controlado pela RFA (ou Alemanha Ocidental).
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) foi uma barreira física construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental - socialista) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental (capitalista), separando-a da Alemanha Oriental (socialista), incluindo Berlim Oriental.
As suas grandes consequências foram: Contribuiu para a queda do bloco comunista do leste europeu. A ruína do bloco já estava em andamento e a queda do muro foi mais um elemento nesse processo. Contribuiu decisivamente para a reunificação da Alemanha.
Foi um dos grandes símbolos que evidenciaram a polarização do mundo no período da Guerra Fria. Esse muro, que existiu entre 1961 e 1989, foi construído após autorização de Walter Ulbricht e Nikita Kruschev, líderes da Alemanha Oriental e União Soviética (URSS), respectivamente.
O lado ocidental (capitalista) era liderado por Estados Unidos, Inglaterra e França. O Oriental (socialista) era liderado pela União Soviética. Passou a haver levas migratórias de populações tentando ir do lado socialista passou a fugir para o lado capitalista.
O Muro de Berlim caiu dia 9 de novembro de 1989. A Queda do Muro de Berlim significou o fim da Guerra Fria, a reunificação das duas Alemanhas, o término dos regimes socialistas e o início da globalização. Simbolicamente, representa a vitória do capitalismo sobre o socialismo.
As duas grandes consequências da queda do Muro de Berlim foram: Contribuiu para acelerar a queda do bloco comunista. Contribuiu para a reunificação da Alemanha.
As duas grandes consequências da queda do Muro de Berlim foram: Contribuiu para acelerar a queda do bloco comunista. Contribuiu para a reunificação da Alemanha.
Resposta. Resposta: umas das contribuições foi a multipolarizada ,que acelera a globalização e a concentração de capitais.
Resposta: Há 20 anos, a queda do Muro de Berlim (1961-1989) abriu caminho para a reunificação da Alemanha, acelerou o fim dos regimes comunistas no Leste Europeu, colocou um ponto final na Guerra Fria (1945-1989) e foi um dos fatores que contribuíram para o surgimento do mundo globalizado.
Mas quem sair às ruas em 9 de novembro não encontrará o muro de 3,6 metros de altura que dividiu Berlim – e, de certa forma, o mundo inteiro – entre 1961 e 1989. Sob o lema “valor à liberdade”, os cidadãos celebrarão o 25º aniversário do dia em que tudo mudou.
Acontece que durante a Guerra Fria, Berlim foi separada por um muro que dividia a zona capitalista (República Federativa da Alemanha) da zona socialista (República Democrática da Alemanha), o que torna a bipolaridade da Guerra Fria algo físico. Havia um muro que dividia duas ideologias e os habitantes da região.
A 9 de novembro de 1989, caía o muro que foi o símbolo da Guerra Fria. A chanceler federal alemã, Angela Merkel, recorda o período nazista e diz que é preciso "enfrentar o ódio, racismo e o antissemitismo". A Alemanha celebra este sábado (09.