Como Se Faz O Procedimento De Paracentese?

Como se faz o procedimento de Paracentese

A paracentese Г© um procedimento mГ©dico que consiste na drenagem de lГ­quido de uma cavidade do corpo, sendo geralmente recomendada quando existe ascite, que Г© o acГєmulo de lГ­quido no abdГґmen, e desta forma, ajuda a aliviar a pressГЈo, dor, desconforto abdominal ou dificuldade para respirar.В 

RUNYON, Bruce. Diagnostic and therapeutic abdominal paracentesis. UpToDate, Inc., 2019. Acesso 06 de maio de 2021.

Receba conteГєdos exclusivos!

O médico pode decidir-se por uma paracentese com o objetivo de obter uma amostra de líquido para análise (paracentese diagnóstica) ou para extrair o excesso do mesmo (paracentese evacuadora) e conseguir um alívio sintomático, diminuindo a sensação incômoda, restaurando o apetite e melhorando a função gastrointestinal, entre outras coisas.

Neste Гєltimo caso, ao identificar o retorno de fluido, deve-se retirar a agulha e manter o cateter do jelco, conectando-o ao equipo que conduzirГЎ este lГ­quido ao frasco a vГЎcuo atГ© a retirada da quantidade desejada. Ao final de ambos os procedimentos, para retirar a agulha/cateter, pode-se distrair o paciente, solicitando que o mesmo tussa. Isso reduzirГЎ a dor que a retirada da agulha possa causar.В 

O que Г© ascite severa?

 O que Г© ascite severa?

As contraindicações relativas incluem falta de cooperação do paciente, presença de cicatriz cirúrgica ao longo do ponto de punção, grandes massas intra-abdominais e hipertensão portal grave com presença de circulação colateral.

Agora, voltando ao assunto, vamos lá: paracentese é um procedimento de pequeno porte em que líquido ascítico é aspirado através de uma punção abdominal. A paracentese pode ser: diagnóstica ou terapêutica.

Quando repor albumina na paracentese?

A paracentese é feita pelo médico em ambiente hospitalar ou ambulatorial, sendo que para sua realização a pessoa deve estar deitada confortavelmente em uma maca, de barriga para cima, no caso de ascite grave, ou deitado de lado no caso de ascite leve. 

A ascite, conhecida popularmente como "barriga d'água", é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, geralmente causada por cirrose do fígado, provocada por diversas situações, como hepatite viral crônica, alcoolismo, doenças auto-imunes ou genéticas, por exemplo. Confira quais são as principais causas de cirrose. 

Ainda, alguns sintomas são independentes da etiologia e tem relação com o volume da própria ascite. A presença desses sintomas é indicação de realizar paracentese terapêutica! São eles:

Paracentese – passo a passo

Paracentese – passo a passo

Devemos sempre pensar nas contraindicações de todos os procedimentos por mais que seja simples e rápido, as complicações podem acontecer e devemos evitar que o pior aconteça. Com isso, a paracentese possui contraindicações absolutas (em que não devemos fazer o procedimento de maneira alguma) e contraindicações relativas (situações em que, dependendo do risco e do benefício, podemos fazer o procedimento, mas ainda não é indicado). As contraindicações absolutas são hematomas no local da punção, se o paciente apresentar sinais de coagulopatia, além de sinais de infecção no local da punção. Já as contraindicações relativas são gravidez (pelo risco de perfurar o saco gestacional), bexiga neurogênica/bexigoma (também pelo risco de perfuração), aderências, cicatrizes no local decorrente de cirurgias prévias e visceromegalias.

Nesse cenário, devemos pensar em uma infecção vigente que esteja piorando a função hepática, já comprometida de base. Essa infecção pode ter diversos sítios, seja ele urinário, respiratório, gastrointestinal. Porém, em um quadro clínico desses, não devemos deixar de pensar na Peritonite Bacteriana Espontânea (PBE).

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

Após o término, deve-se aplicar uma leve pressão sobre o local puncionado, como tentativa para evitar que continue saindo líquido. Caso a drenagem persista, o paciente deve permanecer em repouso na cama, até que a saída de líquidos cesse completamente.

Imagem: Podemos observar, pela anatomia abdominal e torácica, como a presença da ascite pode gerar um aumento da pressão intra-abdominal, impactando na insuflação pulmonar, podendo culminar por fim em desconforto respiratório. Fonte: https://bit.ly/3cmWV6n

Está vendo sua formatura bater à porta e não sabe fazer uma paracentese? Se formou e vai para o PS uma cidade de 5 mil habitantes no interior do estado e acha que nunca vai precisar fazer uma paracentese? Sabe o que fazer quando chegar um senhor com estigmas de hepatopatia, abdome tenso, respiração curta e dizendo que precisa “tirar água da barriga de novo”? Pois bem, meu amigo, na vida tudo é passageiro, menos o cobrador, o motorista e a necessidade do médico de estudar técnicas de procedimentos básicos!

Nesses casos, a paracentese pode ser realizada assim que o risco for controlado através de medicações/transfusões de plasma fresco ou plaquetas. Deve-se evitar fazer paracentese em pacientes com hematoma no lugar da punção ou com infecção nesse sítio. 

Com relação aos exames, para todo paciente que for realizada paracentese deve ser solicitado citológico, albumina/proteínas totais e bacteriológico.

Г‰ mГ©dico e quer contribuir para o blog da Medway?

A paracentese abdominal consiste num procedimento em que realiza-se uma punção na cavidade peritoneal para retirada de líquido ascítico. É um procedimento simples, minimamente invasivo e que pode ser realizado à beira do leito ou clínico. Pode ser classificada em paracentese diagnóstica e paracentese terapêutica. 

Imagem: Paracentese (A) x Drenagem (B). A drenagem é pautada na utilização de drenos para a retirada de possíveis conteúdos produzidos em cavidades, principalmente no âmbito pós-operatório. A paracentese é a retirada de um conteúdo já existente, o líquido ascítico. Fonte: Rev. Bras. Cir. Plást.2009;24(4):521-524

Tem alguma dпїЅvida sobre Cirurgia Geral?

Tem alguma dпїЅvida sobre Cirurgia Geral?

O mesmo risco está aumentado em pacientes com íleo maciço com distensão intestinal. Em ambos os casos, o procedimento pode ser realizado guiado por ultrassom. Também não é recomendada a realização do procedimento em pacientes grávidas pelo risco de perfuração do saco gestacional. 

A paracentese deve ser realizada em todos pacientes com ascite, independentemente da sua etiologia. A complicação comum na ascite de origem hepática é peritonite bacteriana espontânea, que deve ser tratada com antibioticoterapia, devido sua alta mortalidade.

O primeiro passo para a realização do procedimento consiste em explicar ao paciente e obter o consentimento informado. É importante salientar que os pacientes não precisam estar em jejum.

O que significa peritonite na medicina?

A peritonite é a inflamação provocada por bactéria ou fungo do peritônio, o tecido que reveste a parede interna do abdômen e recobre a maioria dos órgãos da região abdominal.

Quantas vezes se pode fazer Paracentese?

Em alguns casos de ascite o tratamento clínico é ineficaz, e a paracentese se faz necessária para dar um mínimo de conforto ao paciente. O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.

Como eliminar ascite de forma natural?

RemГ©dios caseiros para ascite

  1. ChГЎ de dente-de-leГЈo para ascite. O chГЎ de dente-de-leГЈo Г© um Гіtimo remГ©dio caseiro para ascite, porque esta planta Г© um diurГ©tico natural, ajudando a melhorar o funcionamento dos rins e a eliminar o excesso de lГ­quido que se acumulou na cavidade abdominal. ...
  2. Suco de cebola para ascite.

Quanto tempo Meu cachorro pode ficar sem fazer cocГґ?

Caso seu pet fique mais de 2 dias sem fazer cocГґ ou comece a apresentar sintomas como perda de apetite ou dor abdominal, leve-o ao veterinГЎrio.

Quantas vezes Г© normal um cachorro defeca por dia?

A maioria dos animais evacua uma ou duas vezes por dia, mas cada um tem suas particularidades, cГЈes e gatos sГЈo diferentes; portanto, ir com mais ou menos frequГЄncia pode ser normal. Converse com o veterinГЎrio se: Seu pet estГЎ fazendo cocГґ com mais ou menos frequГЄncia do que o normal.

O que acontece quando o cachorro nГЈo faz xixi?

Muitas vezes os problemas urinários têm uma causa mais profunda, nos rins. Eles podem parar de produzir urina. De acordo com especialista, as infecções, desidratações intensas, problemas no coração e, até mesmo, parasitas podem causar insuficiência renal aguda em cães.

Por que o cachorro roda antes de fazer cocГґ?

Algumas alegam que o animal está “explorando o território” e verificando se não há nenhuma ameaça por perto, como alguma cobra ou outro bicho escondido por ali. Outras acreditam que essa é uma forma de preparar o ambiente, evitando que gramas muito altas, por exemplo, atrapalhem o momento.

Como saber quando o cachorro vai fazer cocГґ?

Como já dissemos anteriormente, o filhote já começa a procurar um local específico para fazer suas necessidades com 9 semanas de idade. Se ele estiver junto com sua mãe ele poderá já começar a fazer cocô e xixi no mesmo local que ela.