Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Os grupos que produzem ação em busca da representação política de seus anseios atuam de modo a produzir pressão direta ou indireta no corpo político de um Estado. Para isso, várias formas de ações coletivas são usadas, como a denúncia, as passeatas, marchas etc. Não pare agora...
6 movimentos importantes para você acompanhar
Os movimentos sociais são ações coletivas mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por alguma causa social. ... Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos.
Movimentos Sociais no Brasil Os movimentos de maior destaque são o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). ... Por conta disso, muitos movimentos sociais atuavam na clandestinidade.
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
A ocupação de terras é a forma de luta mais importante do MST. É a partir dela que o Movimento denuncia terras griladas ou improdutivas. A ocupação gera o fato político, que demanda uma resposta do governo em relação à concentração de terras no Brasil.
Os movimentos sociais contribuíram para a redemocratização do país através dos protestos e da luta da sociedade pelo fim da ditadura militar. O regime militar foi uma época de intensa repressão à sociedade e de certa forma, em seus anos finais, de queda significativa na economia do país.
De tal modo, o processo de democratização do país tem início em 1984, com o movimento das “Diretas Já” que reivindicava a realização de eleições diretas para eleger o presidente do país. ... Na sequência, foi eleita Dilma Rousseff, que pertencia ao mesmo partido e que governou o País até o primeiro semestre de 2016.
A primeira redemocratização ocorreu em 1945, com o fim do Estado Novo (1937-45), golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas. A segunda transição aconteceu em 1985, com o fim do Regime Militar (1964-85).
Em 1993, por determinação da Constituição de 1988, foi realizado um plebiscito sobre a forma de governo, se república ou monarquia, e o sistema de governo, se presidencial ou parlamentar. Na ocasião, o povo brasileiro optou por manter a forma republicana e o sistema presidencialista.