crossorigin="anonymous">
“Ele ajuda a dar sustentação à coluna e melhora a postura”, diz Elias. Se um dos músculos da região estiver fraco, o corpo sobrecarrega outro membro, como ombros e joelhos. “A longo prazo, esse desequilíbrio pode provocar dor e lesões, inclusive hiperlordose.”
Essencialmente, o quadrado lombar contribui para a estabilização e movimentação da coluna e da pelve. Uma contração bilateral leva a uma extensão da coluna vertebral lombar. Quando o músculo é ativado somente em um dos lados, o tronco se dobra naquela direção (flexão lateral).
A contratura muscular lombar afeta a região lombar que é a parte final das costas e pode ocorrer devido a um esforço que produz uma sobrecarga nos músculos dessa região como má postura no trabalho ou ao dormir, levantar um objeto pesado de mau jeito, esforços excessivos em atividades físicas ou por fazer algum ...
O psoas maior é ainda um músculo postural. Durante o ortostatismo ele estabiliza a coluna vertebral ao manter a lordose lombar habitual e, indiretamente, a cifose torácica.
Entre as técnicas utilizadas, encontra-se o conceito da estabilização segmentar lombar (ESL), caracterizada por isometria, baixa intensidade e sincronia dos músculos profundos do tronco, com o objetivo de estabilizar a coluna lombar, protegendo sua estrutura do desgaste excessivo8.
Os ligamentos são estruturas fibrosas cuja função está relacionada à estabilidade intrínseca das vértebras na sua posição natural (Rubinstein, 2010): ... Serve para reforçar a estabilidade da coluna na sua porção anterior e encontra-se na linha média do corpo vertebral.
Osteocinemática: compreende os próprios movimentos realizados pelas articulações. Isto é, são os movimentos articulares. Artrocinemática: São os movimentos realizados na superfície das articulações, isto é, os movimentos de tração, compressão, giro e rolamento.
O movimento no plano transversal é circular e ocorre em torno de um eixo vertical, como na rotação do tronco ao redor da coluna vertebral ou aproximando os braços em uma mosca no peito.
Essas duas articulações são sinoviais, sendo a primeira responsável pelo movimento de rotação da cabeça (articulação sinovial em pivô/trocóidea) e a segunda ajuda na flexão (sinovial de deslizamento/plana).
Movimento circular de um membro em volta do eixo do corpo.