A mineralização do nitrogênio orgânico (MNOr) é um processo enzimático resultante da conversão de formas orgânicas de N para formas Page 12 11 Ciclo do Nitrogênio em Sistemas Agrícolas inorgânicas disponíveis para as plantas.
Dentre os fatores que influenciam a mineralização do N de resíduos orgânicos adicionados ao solo, estão o teor de N, a relação C/N, o grau de maturação e a biodegradabilidade de C do material, além da textura do solo (Hébert et al., 1991).
• Matéria orgânica ajuda a reter os nutrientes no solo Através de algumas reações de decomposição realizadas pelos microrganismos do solo, nutrientes de vital importância, tais como potássio, manganês, cálcio, cobre, nitrogênio, zinco e ferro são imobilizados no solo.
No solo, a presença da matéria orgânica pode ser dividida em três constituintes: biomassa viva de microorganismos, resíduos frescos e parcialmente decompostos, e húmus (matéria orgânica em estágio de decomposição avançado). A principal fonte de matéria orgânica para o solo tem origem vegetal.
Os solos orgânicos são compostos de matéria orgânica, ou seja, formados através da decomposição de vegetais, animais e microrganismos. ... É o solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas, sendo muito utilizado na agricultura.
Matéria orgânica e argila O teor de matéria orgânica é útil para dar idéia da textura do solo, com valores até de 15 g/dm3 para solos arenosos, entre 16 e 30 g/dm3 para solos de textura média e de 31 a 60 g/dm3 para solos argilosos.
Orgânico vai muito além de um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. ... O produto é resultado de uma agricultura baseada em sustentabilidade, cultivo natural, equilíbrio ecológico e respeito ao homem./span>
As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.
Os compostos orgânicos podem ser divididos em dois grandes grupos: Compostos orgânicos naturais – são aqueles produzidos pelos seres vivos, como, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros./span>
Monovalente: pode realizar apenas uma ligação; ... Bivalente: pode formar até duas ligações; Trivalente: realiza três ligações; Tetravalente: o carbono é capaz de formar quatro ligações, daí se explica a infinidade de compostos orgânicos que encontramos na natureza.
Fotólise: decomposição da substância química pela luz. Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo. Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.