Fazem parte do repertório prático da Eutonia os seguintes temas: a pele, o espaço interno do corpo, o seu volume e peso, os ossos e as articulações, o tato e o contato conscientes, o repousser e o Transporte, a variação consciente do tônus muscular, a atividade-passividade e o movimento eutônico.
A pedagogia da eutonia, no campo da educação somática, propõe uma experiência que é vivida como um processo de imersão na relação com o corpo. Esse aprendizado, acessado de modo consciente, permite que encontremos recursos psicofísicos para o ajuste e equilíbrio do tônus nas diversas atividades da vida cotidiana.
O Yoga é uma prática que tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam para o controle do estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de melhorar o equilíbrio e promover a sensação de bem estar e a disposição, podendo ser praticada por homens, mulheres, ...
Yoga não é só se movimentar e contorcer o corpo, vai muito além. ... A prática ensina a união do corpo, nas mais diversas partes da vida do ser humano, em equilíbrio com a mente. Além disso, também instrui a ter mais respeito com o próximo e harmonia, seja nas ações, pensamentos e palavras.
Yoga é romper a união com a dor Tornar o corpo e a mente resistentes à dor e ao sofrimento significa o amadurecimento pessoal conquistado com muito esforço e perseverança. Problemas ainda continuarão a existir, porém eles serão cada vez mais inócuos em virtude de um constante fortalecimento espiritual advindo da Yoga.
Yoga ou ioga, significa controlar, unir. ... Yoga é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia, há mais de 5000 anos, e atualmente é conhecido não apenas como uma filosofia de vida, mas também como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo.
A ioga é um conjunto de exercícios físicos e de respiração; seus ensinamentos fazem parte de religiões da Índia. Não se sabe exatamente quando surgiu; a versão mais aceita diz que nasceu há mais de 7.
Shiva
Há muito tempo atrás, precisamente há mais de cinco mil anos, na Índia, nasceu o Yôga. Seu criador, Shiva ou Natarája, Rei dos Bailarinos, a gerou de forma instintiva, executando alguns movimentos complexos, porém de intensa beleza. Assim surgiu, ainda sem nome, esta ancestral filosofia de vida.
1947
A história do Yoga na América do Sul começou em 1920, na Argentina, e de lá veio ao Brasil através de Swami Asuri Kapila. O Yoga se tornou mais conhecido no Brasil somente na década de 60, através dos ensinamentos do Coronel Caio Miranda.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Ioga, a atividade já é praticada por mais de 500 mil adeptos, em todo o país, com promessa de crescimento contínuo e acelerado, desse número.
No nosso país, evoluiu de duas formas: a primeira, para técnicas mais simples e voltadas para o relaxamento ou a terapia (geralmente professores mais idosos); na segunda, se manteve o vigor original (geralmente professores mais jovens). Uma característica interessante é o acréscimo de técnicas de relaxamento.
Além disso, a ideia que perpassa todas as práticas iogues de que você é responsável pelos seus atos, e que, portanto, a sua felicidade só depende de você, incentiva a autonomia para o praticante.
A palavra namastê, ou namaste, tem sido muitas vezes mal interpretada como uma maneira de agradecer um ao outro na vida cotidiana e, no que nos diz respeito, entre o professor de yoga e os alunos. Porém, a essência é menos um agradecimento e sim uma saudação para marcar a benevolência.
Tipos de Yoga
Empresta do Ashtanga o dinamismo e a intensidade, mas não possui séries fixas. O tempo de permanência nas posturas é mais curto do que no Hatha, o que resulta em aulas ritmadas, fluidas.
Resposta: Flexibilidade; equilíbrio e alongamento de músculos. Explicação: A característica mais forte da ioga consiste na interligação bem íntima entre corpo, alma e mente, fazendo muito bem a esses três pilares humanos.
Ioga trabalha consciência corporal, flexibilidade, resistência e respiração | Bem Estar | G1. Prática milenar indiana também ajuda a promover o autoconhecimento. ... Existem várias correntes distintas de ioga, mas todas trabalham a consciência corporal, o autoconhecimento, a flexibilidade, a resistência e a respiração.